segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Cardeais do Brasil participarão do próximo Conclave




REDAÇÃO CENTRAL, 11 Fev. 13 / 05:41 pm (ACI/EWTN Noticias).- Após o anúncio da iminente renúncia do Papa Bento XVI neste 11 de fevereiro, foi anunciada também a realização de um conclave para eleger o próximo Sumo Pontífice. Somente cardeais da Igreja participam do evento e para ter direito ao voto, estes devem ter menos de 80 anos. Atualmente há um total de 119 cardeais com direito a voto dos quais 5 são brasileiros. Estes purpurados, 4 residentes no Brasil e um no Vaticano constituem um dos maiores grupos nacionais de cardeais que estarão presentes no próximo conclave, que seria realizado em março.


Um dos votantes será Dom Raymundo Damasceno Assis, de 76 anos, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos 
Bispos do Brasil (CNBB). O Cardeal Damasceno destacou-se pelo seu empenho na organização da V Reunião Geral do Episcopado Latino-Americano em Aparecida (SP) em 2007, evento que contou com a presença de Bento XVI e que marcou a primeira viagem intercontinental do Pontífice. Ordenado bispo pelo Cardeal José Freire Falcão, foi primeiramente auxiliar de Brasília, onde permaneceu até 2004 e Presidente do CELAM (Conselho Episcopal da América Latina) entre os anos 2007 e 2011. Ele foi criado cardeal pelo Papa Bento em 2010. 

Outro cardeal votante, que participou também do conclave que elegeu Bento XVI, é Dom Cláudio Hummes, de 78 anos, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero. O purpurado foi ordenado bispo em 1975 tomando posse da diocese de Santo André (SP), e foi sucessivamente Arcebispo de Fortaleza (CE), de 1996 a 1998, quando foi nomeado por 
João Paulo II Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP), onde permaneceu até 2006. Nomeado pelo Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para o Clero em 31 de outubro de 2006 serviu na cúria romana até 2010, quando teve sua renúncia aceita por Bento XVI. Atualmente, e mesmo sendo emérito, Dom Hummes segue servindo a Igreja como Vigário-Geral da Arquidiocese de São Paulo, e desde 2011 é membro da Pontífica Comissão para a América Latina (CAL).

Dom Odilo Scherer, de 63 anos, é o atual Cardeal Arcebispo de São Paulo, a terceira maior arquidiocese católica do mundo e sucedeu Dom Claudio Hummes no cargo em 2007. Anteriormente serviu como Auxiliar da mesma desde 2002, ano em que recebeu a ordenação episcopal. Ao longo do seu ministério como bispo Dom Odilo ocupou os cargos de Secretário-geral da CNBB (entre 2003 e 2007); secretário-geral adjunto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina CELAM e do Caribe, em maio de 2007. Criado cardeal por Bento XVI em 2007, Dom Odilo também atua em órgãos do Vaticano como membro da Congregação para o Clero, da Comissão Cardinalícia de Vigilância do Instituto para as Obras de Religiões, do XII Conselho Ordinário da Secretaria do Sínodo dos Bispos, do Pontifício Conselho para a 
Família, da Pontifícia Comissão para a América Latina e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. O Arcebispo esteve presente na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização ocorrida em outubro de 2012.

Já Dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos,  Arcebispo Emérito de Salvador (BA) é o cardeal de maior idade do grupo e com mais tempo no episcopado, tendo recibo a sagração em maio de 1978. O Cardeal poderá participar do conclave, que provavelmente terá lugar em março, pois só virá a atingir a idade limite de cardeal votante em outubro deste ano.  Tendo passado pela diocese de Toledo (PR) (1978-1982) e pela arquidioceses de Londrina (PR) (de 1982 a 1991), serviu na cúria romana como Secretário Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos 
Sacramentos entre 1991 a 1999 quando foi nomeado foi Arcebispo Primaz do Brasil assumindo a diocese de São Salvador na Bahia em 99. Em 2001 foi criado cardeal por João Paulo II e permaneceu em Salvador até 2011, quando foi sucedido por Dom Murilo Krieger. O Cardeal Majella também foi nomeado membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (1994), do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (1997) e dos Pontifícios Conselhos para os Migrantes e os Itinerantes e dos Bens Culturais a Igreja. Votante no conclave que elegeu Bento XVI o Cardeal Majella também serviu como presidente da CNBB entre os anos 2003 e 2007.

Finalizando a lista está o recém criado Cardeal João Braz de Aviz, atual Prefeito da Congregação para os Institutos de 
Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, quem recebeu o barrete cardinalício no consistório público de 2012. Antes de servir na cúria romana o Dom João Braz foi Bispo de Ponta Grossa (PR) de 1998 a 2003, Arcebispo de Maringá (PR) de 2003 a 2004 e arcebispo de Brasília (DF) de 2004 a 2011, quando mudou-se a Roma para assumir seu cargo na Santa Sé, sucedendo assim o Cardeal Franc Rodé. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o prelado foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e vice-presidente das Edições CNBB. Dom Braz de Aviz destacou-se em 2010 pelo seu empenho à frente da organização do XVI Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu em Brasília, ano do cinquentenário da capital federal cujo delegado papal foi o Cardeal Claudio Hummes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário