terça-feira, 23 de outubro de 2012

Delegação vaticana irá à Síria depois do Sínodo




padres_sinodaisO Sínodo dos Bispos apresentou, nesta terça-feira, a lista única das proposições. Trata-se de um esboço do documento final que será emendado e votado no próximo sábado.

Os padres sinodais fizeram um apelo pela libertação de três sacerdotes católicos seqüestrados na última sexta-feira, na República Democrática do Congo (RDC). Abordado também foi o envio da delegação do Sínodo à Síria. Tempos e modalidades dessa visita serão anunciados em breve. No entanto, dada a gravidade da situação, o envio será adiado para o final da assembleia sinodal e haverá algumas mudanças na composição da delegação, por causa dos compromissos de seus membros. Os padres sinodais manifestaram solidariedade ao povo sírio
e incentivaram aqueles que buscam uma solução para o conflito, que respeite os direitos e deveres de todos.

O Sínodo reiterou que a evangelização é a missão da Igreja, sobretudo num mundo secularizado e globalizado que apresenta desafios cruciais, como a perseguição religiosa ou a indiferença da própria religião. Central nesse contexto, a defesa da liberdade religiosa e os direitos humanos fundamentais, porque o Evangelho é uma mensagem de paz que ajuda o ser humano a sair da solidão criada pelo mundo moderno.
Outros temas abordados foram: a importância do uso correto dos meios de comunicação por agentes formados na moral cristã, defesa dos migrantes, educação, catequese para adultos, opção preferencial pelos pobres e doentes, Sacramento da Penitência como núcleo da ação pastoral da Igreja, corresponsabilidade dos leigos e jovens na nova evangelização, reconhecimento do papel das mulheres, e apoio à família, primeiro agente de evangelização. Os sacerdotes e religiosos são chamados a evangelizar com espiritualidade profunda e consciência da modernidade. A salvaguarda da Criação foi outro abordado pela assembleia.

Enfim, o Secretário-Geral do Sínodo, Dom Nikola Eterović, leu uma carta de resposta ao Bispo de Fengxiang, na China, que recentemente enviou uma mensagem de saudação aos padres sinodais. O Sínodo agora responde, expressando também o afeto do Santo Padre e desejando que, neste Ano da Fé, a evangelização chegue também ao povo chinês.
Foi anunciado o dom do Papa aos padres sinodais: uma cruz peitoral que retrata a imagem do Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário