segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Diocese de Petrolina: 1ª Assembléia Diocesana de Juventude 2013



24 DE FEVEREIRO DE 2013PUBLICADO EM: DESTAQUE 
FONTE: http://am730.com.br

De sexta-feira (22) a domingo (24), representantes da juventude da Diocese de Petrolina reuniram-se na I Assembleia Diocesana de Juventude, no Centro Pastoral Monte Carmelo. O objetivo principal do encontro foi, além da interação entre os diversos carismas presentes na Diocese, a
elaboração do Plano de Evangelização para a Juventude a curto, médio e longo prazo. Na sexta-feira, houve a animadora acolhida aos jovens e, em seguida, aconteceu um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, que impulsionou e deu um sentido sagrado à Assembleia.
O sábado iniciou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias. Em seguida, os jovens receberam uma formação do assessor Jean Alves, da Arquidiocese de Natal/RN, focada nas diversas faces da juventude, suas necessidades e peculiaridades. Após a formação, os jovens dividiram-se em grupos para a criação de propostas voltadas para a evangelização da juventude. As propostas foram discutidas em plenária e incluídas no esboço do Plano de Evangelização. Ainda no sábado, ocorreu a Noite Cultural da Assembleia, com a animação do Ministério de Música da Obra Shalom de Petrolina e jovens do Grupo Shekinah (paróquia Santa Luzia – Cohab Massangano). A noite foi repleta de muita animação, louvor e fraternidade, que renovou o ânimo dos jovens para a finalização do encontro.

O início do domingo foi marcado pela reafirmação da fé dos presentes quando, reunidos em plenária, assistiram à transmissão do último Angelus do Santo Padre, o Papa Bento XVI como pontífice. Foram apresentados os projetos da Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, da Pré-Jornada em Petrolina e os trabalhos do Setor Juventude, como o ‘Alegrai-vos’, grande puxada católica que se realizará no próximo 07 de Abril. Houve, também, um forte momento de espiritualidade conduzido pelo membro da Comissão Organizadora Local da Pré-JMJ, Anderson Wagner, sobre os patronos e intercessores da JMJ, santos e beatos que representam, para os católicos, exemplos em quem se espelhar no seguimento ao Senhor Jesus Cristo.
Após esse momento, houve a apresentação do esboço do Plano de Evangelização e, em seguida, o Pe. Givanildo José fez o encerramento da Assembleia na esperança e certeza de que as sementes frutificarão. “É com grande alegria que realizamos nossa I Assembleia Diocesana de Juventude, com o desejo de viver a comunhão com as diversas espiritualidades juvenis existentes na nossa Diocese. Esta assembleia quis celebrar nossa caminhada missionária juvenil, olhando a realidade em que vivemos, nossos desafios e problemáticas para nos projetarmos a novos horizontes que exigem de nós uma postura de fé, como protagonistas de uma nova sociedade: jovens evangelizando jovens”, ressaltou o Assessor do Setor Juventude, Pe. Givanildo José de Souza.
Texto e Fotos: Ascom/ Setor Juventude de Petrolina

Central de Jornalismo da Voz do São Francisco.
Comentários
Wilson Alencar
Seu comentário está aguardando mdoeração
Publicado fevereiro 25, 2013 em 9:02 AM
Avancemos para água mais profundas juventude diocesana. Um Plano de Evangelização para Juventude Diocesana se faz muito necessário; haja visto, além da Jornada Mundial RIO 2013, qdo. Petrolina se fará presente, a CF/2013 vai mais além, quando o Santo Padre convoca a Igreja para disponibilizar-se em prol da Juventude, inserindo-nos em todas as pastorais, grupos e movimentos. SEM OS JOVENS NO PRESENTE, NUM FUTURO VINDOURO, NÃO TEREMOS UMA IGREJA MAIS PARTICIPATIVA E PROTAGONISTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. Parabéns VFS-ER pela matéria brilhante. Continuem anunciando a verdade.
ZéCA -= CATEQUISTA DIOCESANO – CATEQUESE FAMILIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário