sábado, 20 de outubro de 2012

47ª Assembleia Regional - NE2


Palestras, Mesa-redonda e trabalhos em grupo pontuam o segundo dia da 47ª Assembleia Regional

Bispos e Arcebispos além de padres, religiosas e leigos, estes coordenadores regionais de pastorais, movimentos e serviços, continuam reunidos em Lagoa Seca (PB) discutindo a temática “Evangelização da Juventude”. Nesta quinta-feira (18) as atividades foram voltadas para a discussão do novo cenário social e interpretação dos novos desafios e problemáticas da evangelização. A Santa Missa, presidida por Dom Delson, bispo de Campina Grande e vice-presidente do regional, abriu as atividades do segundo dia da Assembleia.

Pe. Everaldo Fernandes, da diocese de Caruaru, ministrou uma palestra onde ele abordava a compreensão dos cenários sociais atuais. O padre refletiu sobre as novas urgências e as principais mudanças no comportamento da juventude e de toda sociedade globalizada. Pe. Everaldo caracterizou a sociedade moderna como
“sociedade do bombástico, do espetáculo”. Ele ainda frisou que hoje, mais que em qualquer outro tempo, a imagem dos fatos está supervalorizada. “Somos uma geração que precisa ver”, disse.

Um grupo de jovens representando diversos seguimentos presentes no regional (PJ, PJMP, Focolares, Novas Comunidades...) apresentou pontos de vista sobre várias problemáticas que envolvem a evangelização da juventude. A família, o envolvimento do clero, o apoio às iniciativas populares e as mazelas sociais – como as drogas e a violência desenfreada – foram colocadas pelos presentes em debate de ideias. Camila Laurentino, representante das Novas Comunidades, concluiu sua participação afirmando que a Igreja é conservadora e revolucionária: “viver em oração, participar da missa, fazer voto de pobreza nesta sociedade atual é um ato revolucionário”, frisou.

E a tarde iniciou com a oração e animação realizada pela equipe da Obra Nova do Coração de Maria, da Diocese de Campina Grande. Posteriormente, o Padre Virgilio apresentou por meio de dados  estatísticos sobre a juventude, destacando principalmente o desafio da atualidade. Logo apos, foram divididos 11 grupos e cada um com 15 pessoas (bispos, padres, superiores, jovens e religiosas) para discutir o tema da palestra do dia. De acordo com Katyuscia, da diocese de Caicó, "o jovem precisa ser desafiado pelo pastor da igreja".

Fonte: Márcia Marques - Pascom CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário