segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Comissários da Terra Santa


Realiza-se em Santiago do Chile o Congresso Latino-Americano de Comissários da Terra Santa. 

A origem dos Comissários da Terra Santa é muito antiga. Eles são uma espécie de representantes oficiais e missionários da Custódia da Terra Santa (que existe há quase 800 anos). Os Comissários estão presentes em 44 países dos cinco continentes. Ao todo são 84 Frades, dos quais cinco no Brasil e um em Portugal. O Frei Jorge Egídio Hartmann, ex-responsável pelo Programa Brasileiro da RV, está no Chile para este encontro.


Frei Hartmann explica que os Comissários são missionários que pertencem à Custódia da Terra Santa, que é uma Missão da Ordem dos Frades Menores, conhecida como a “pérola da missão franciscana”, porque ali Jesus foi concebido, nasceu, morreu e ressuscitou. Os Comissários, todavia, moram nas suas Províncias de origem, onde desenvolvem a maior parte do seu apostolado, sempre em estreita sintonia com os franciscanos da Terra Santa.

O mandato de cuidar dos Lugares Santos foi confiado à Ordem Franciscana pela própria Santa Sé. Foi o Papa Martinho V, em 24 de fevereiro de 1421, com a Bula His quae quem criou a figura do Comissário da Terra Santa.

Basicamente os deveres de um Comissário são o de promover, no seu território, o conhecimento, o interesse e a devoção para com os Lugares Santos, servindo-se dos meios adequados, como os da Comunicação Social. Cabe a ele também organizar Peregrinações e, se possível, guiá-las aos lugares bíblicos, sendo este um meio privilegiado de evangelização. A peregrinação franciscana nasce do estilo de S. Francisco de Assis, que foi pessoalmente como peregrino à Terra Santa, para ver com os próprios olhos e tocar com as próprias mãos, os sinais da presença de Cristo.

Outro aspecto importante da missão do Comissário é recolher ajudas econômicas para a conservação dos Lugares Santos. Neste sentido a mais expressiva ajuda das paróquias e dioceses provém da Coleta anual da Sexta-feira Santa. Esta mantém os Santuários, escolas, atividades apostólicas e obras sociais dos cristãos, que são minoria na terra de Jesus. O próprio São Paulo, nas suas cartas aos irmãos de Corinto e de Roma lembra: “Me parece oportuno e bom, fazer uma coleta para os pobres que se encontram entre os santos de Jerusalém”.

Um outro serviço do Comissário é despertar vocacionados para a Terra Santa. Atualmente, são cerca de 300 Frades, oriundos de 30 países.

Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário