terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CNBB N3 - COMIRE


Conselho Missionário do Regional Nordeste 3 discute a Missão Permanente


Seg, 25 de Fevereiro de 2013 15:48 por: cnbb

Nos dias 22 a 24 de fevereiro, em Salvador (BA), realizou-se a Assembleia do Conselho Missionário Regional NE3 (COMIRE), que reuniu os Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs) da Bahia e Sergipe. Tendo por tema “A missão permanente na Igreja Local”, e o lema “Chamados e enviados a todos os povos” (Lc 4, 18), o encontro teve a assessoria do Pe. Sidnei Marco Dornelas, da Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB.

O objetivo principal foi retomar as atividades do Conselho Missionário no Regional, e contribuir para o fortalecimento e rearticulação de sua ação missionária. “Para tanto, refletiu-se sobre a caminhada missionária nas Dioceses participantes e percebeu-se como, apesar da vitalidade de iniciativas missionárias em número significativo na região, existem ainda grandes dificuldades para criar consciência sobre a importância de sua articulação em nível regional”, relata padre Sidnei.
A proposta da Missão Continental, e sua continuidade nos projetos de missão permanente e de animação missionária em todas as comunidades católicas do Brasil e América Latina, serviram de guia para um aprofundamento da reflexão sobre o lugar da missão na vida da Igreja Local. O evento também serviu para o repasse do conteúdo do 3º Congresso Missionário Nacional e esclarecimento sobre a função e identidade dos conselhos missionários.

Com o apoio e a presença de dom Paulo Romeu Dantas Bastos, bispo referencial para a ação missionária no Regional, e dom Gilson Andrade da Silva, Secretário da CNBB Regional NE3, os participantes oriundos das dioceses de Salvador, Aracaju, Jequié e Caetité firmaram o compromisso de organizar e consolidar a atuação dos COMIDIs, como também melhor se articularem como COMIRE. Uma das propostas a serem encaminhadas é a possibilidade de rearticular o Regional em sub-regionais, como uma forma do COMIRE se fazer mais presente nas Igrejas Locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário