terça-feira, 30 de outubro de 2012


Ter, 30 de Outubro de 2012 09:35 / Atualizado - Ter, 30 de Outubro de 2012 11:23 por: cnbb

Entre os dias 29 e 31 de outubro, acontece na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a última reunião ordinária de 2013, dos membros do Conselho Permanente. O grupo é composto pela Presidência da CNBB, pelos 12 bispos que estão nas presidências das Comissões Episcopais de Pastoral, e pelos presidentes de cada um dos 17 Regionais da CNBB. Na pauta da reunião, diversos temas como a Assembleia Geral dos Bispos da CNBB de 2013, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre outros.

“O Conselho Permanente da CNBB é a
instância, imediatamente, posterior à Assembleia dos Bispos do Brasil, então é um órgão de decisão muito importante da Igreja no Brasil”, explica subsecretário Adjunto de Pastoral, padre Francisco de Assis Wloch. O conselho se reúne três vezes durante o ano para, dentre outros assuntos, fazer um balanço e partilha sobre experiências da caminhada da Igreja no Brasil.

De acordo com o Estatuto da CNBB, o Conselho Permanente tem por objetivo, orientar, apoiar e acompanhar as atividades da Conferência e dos seus organismos vinculados, cuidando para que se executem devidamente as decisões da Assembleia Geral e do próprio Conselho Permanente. Nas reuniões do conselho, costumeiramente, é realizada uma análise de conjuntura, por meio do acompanhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), e também por um informe econômico sobre a situação financeira da CNBB.

“Os presidentes dos 17 regionais da CNBB trarão a sua contribuição, fazendo uma partilha da caminhada dos Regionais da CNBB, juntamente com os membros do Conselho Episcopal de Pastoral, eleitos em assembleia, e com a presidência da CNBB”, disse o subsecretário.

Padre Francisco Wloch fala sobre os assuntos específicos que serão tratados nesta última reunião do ano. “O tema principal deste Conselho Permanente, é pensar a Assembleia dos Bispos de 2013. Também vamos receber notícias sobre o Sínodo da Fé, sobre o trabalho que a Igreja no Brasil realiza no Haiti e na Guiné Bissau”, esclarece. O subsecretário também revela que também entrarão na pauta temas como a 5ª Semana Social Brasileira (SSB), Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Código Penal, e o Colégio Pio Brasileiro.
Outro dos assuntos, de grande relevância, a ser tratado será o projeto chamado ‘Comunhão e Partilha’, decidido na última Assembleia dos Bispos. No projeto todas as dioceses do Brasil doarão 1% de sua arrecadação para montar um fundo de solidariedade às dioceses carentes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário