domingo, 28 de outubro de 2012

Campanha para a Evangelização 2012


Com objetivo de despertar o compromisso com a evangelização e com a sustentação das pastorais, foi criada, em 1998, a Campanha para a Evangelização (CE) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o lema “Eu vi e dou o testemunho: Ele é o filho de Deus” (Jo: 1,34), a CE 2012 se inicia no domingo de Cristo Rei e segue até o 3º domingo do advento, associando a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus com a missão permanente da Igreja, que é Evangelizar.
Na 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aconteceu em abril deste ano, em Aparecida (SP), foi decidido que os envelopes para coletas não seriam mais distribuídos pela CNBB. Com isso, os envelopes foram disponibilizados para download, no site da CNBB, com os demais subsídios da CE 2012, como cartazes, postais, folhetos explicativos, adesivos, orações e texto referencial.
O slogan escolhido para a CE 2012 é ‘Evangeli.Já’.
“O termo mostra a urgência, e leva as pessoas a refletirem, fora de um lugar comum”, afirma o secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e para Evangelização, padre Luiz Carlos Dias.
O valor angariado pela coleta nacional para a evangelização constitui o Fundo para a Evangelização que é administrado pela Comissão para Assuntos Financeiros da CNBB, e é destinado a apoiar as estruturas da Igreja e a atividade evangelizadora. Do total arrecado com a campanha, 45% é destinado à diocese, 20% para a CNBB regional, e 35% para a CNBB Nacional.
A Campanha para a Evangelização não se resume à coleta de recursos. A Evangelização precisa contar com apoio de muitos para mobilizar a solidariedade na Evangelização para que as necessidades da própria comunidade possam ser percebidas, e um serviço concreto possa ser realizado como: animação litúrgica, catequese, promoção dos pobres, colaboração financeira – o dízimo – para a manutenção da infraestrutura da própria diocese.
“Ao despertar a corresponsabilidade de todos na obra evangelizadora, a Igreja também conscientiza os cristãos sobre a necessidade e a responsabilidade na sustentação das atividades pastorais”, descreve o Manual de Animação de Campanhas, ‘Evangelizando e Mobilizando a Solidariedade’.
Para ter acesso a todos os materiais da CE 2012, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário