sexta-feira, 26 de outubro de 2012

1º Seminário de Rádio de Petrolina


Petrolina sedia seu primeiro seminário de rádio

Nesta quinta feira, 25, 19 horas, a Rádio Voz do São Francisco, Rural Am, promoveu seu primeiro seminário de rádio no auditório do centro cultural Dom Bosco. Três palestrantes enriqueceram importante discussão entre radialistas e jornalistas quanto  à instrumentalidade do rádio como imprensa, força midiática, limitações e perspectivas, pela ordem de horário, Cléo Niceas, Tereza Leonel e Jota Meneses.
A pedagogia do radio em três painéis.
Num primeiro momento, o primeiro palestrante, presidente da asserpe, organismo principal de radiodifusão em Pernambuco, Cléo Nicéas, discorreu para os seminaristas do encontro, a força midiática, as novas tecnologias, a digitalização dos veiculos em ondas médias dando exemplo da marca muito forte da radio rural Am por sua história que coincide nesta celebração de cinquenta anos no ar. A necessidade de acompanhar os novos tempos sem perder a essência da prestação de serviços, o bom jornalismo. Cléo, na oportunidade, por ser estudioso do assunto, sugeriu
que a Diocese de Petrolina, fiel depositária da Radio Rural Am, pensasse um livro  contando sua trajetória e fortalecendo a própria memória, em cada etapa de vida por sua força  e seu formato de construir opinião.
No segundo painel, coube à professora de comunicação com mestrado em jornalismo, Teresa Leonel, provocar a platéia ante a necessidade nos dias atuais tão competitivos devido a chegada da internet, as redes sociais, os blogs, o comportamento novo de uma geração a reboque da revolução eletrônica, saber mais de rádio, o mais instantâneo e prático meio de difusão das informações e compromissos para o debate político e social.
Fechando o aspecto subjetivo e a idéia do seminario oferecido pela aniversariante rádio São Francisco, o jornalista, jota meneses  discorreu sobre os cinquenta anos da emissora, num painel memorial dos fundadores, pioneiros e comunicadores,  colaboradores da instituição com o apoio efetivo da população, grande platéia da audiência. Meneses, citou cronológicamente com fatos e pessoas a história cinquentenária da radio São Francisco Emissora Rural.
O diretor administrativo, Padre Aaugusto Santana, encerrou o evento, agradecendo a todos e reunindo funcionários para uma foto de álbum de aniversário. O seminário foi presidido por Dom Manoel dos Reis de Farias, diretor presidente da rádio e bispo atual de petrolina. A bênção apostólica foi dada por dom Paulo Cardoso, bispo emérito da diocese na cidade.
O seminário do rádio reuniu jornalistas, radialistas, estudantes de comunicação social da uneb em juazeiro bahia além de todo o elenco de comunicadores da promotora oficial do evento.
Por Marcelo Damasceno, nesta sexta, 26-outubro-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário