domingo, 31 de maio de 2015

RETIRO DE ESPIRITUALIDADE PARA OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO


Retiro de Espiritualidade
para os Ministros
Extraordinários da Comunhão – MECE’s

Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28, 18-19).

Na manhã deste Domingo, Dia do Senhor, Celebrando a Santíssima Trindade, fundamento, razão e essência de nossa fé, e o comemorando o encerramento do Mês Mariano, o Padre Antonio Malan de Carvalho, Administrador Paroquial da Paróquia de São Paulo Apóstolo, após convidar e reunir os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, do período 1997-2015, integrando-os com os que estão concluindo o tempo de serviço ao Altar e interagindo com os “Novos MECE’s”, realizou durante o dia e parte da tarde, um Retiro de Espiritualidade para quase 100 (cem) Ministros Extraordinários da Comunhão. Contando com o apoio do Casal Luiz Carlos e Madalena, Ministros Catequistas da Catequese Familiar, que enriqueceram o momento antes do almoço, com seu Testemunho de Vida Cristã, e do chamado para participar da Vida Comunitária desde a juventude.

Iniciando o Retiro de Espiritualidade, com os DEZ CONSELHOS PARA A ORAÇÃO, Pe. Malan aprofundou a temática da Oração, que é um caminho para Deus, sugerindo algumas orientações, baseadas na vida espiritual de cada um:
1.   Quando rezar? Onde? Durante quanto tempo?

2.   O Corpo participa na Oração?
3.   Como entrar na Oração? Privilegiar a simplicidade dos meios e dos gestos. Um Ícone, uma cruz, uma Bíblia!
4.   Para rezar é preciso falar? Destacou o Silêncio para receber Deus!
5.   Como alimentar a Oração? Ler uma passagem Bíblica...
6.   Há métodos para orientar a Oração? Cada um deve encontrar o caminho que melhor lhe convém.
7.   Recitar uma Oração é rezar?
8.   A quem rezar: ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo? Destacou que na comunhão dos Santos, unimo-nos a Oração de Maria pelos homens, de que ela se tornou mãe aos pés da cruz!
9.   É preciso ser acompanhado espiritualmente? Pe. Malan destacou que é muito importante nesse passo, não ficar só!
10.       O que fazer quando desaparece o gosto da Oração? Nesse ponto, Pe. Malan alertou que Orar é ser com Deus, numa relação viva onde Deus é Deus. Onde Deus é Dom e ama verdadeiramente o homem.

Em seguida, muito feliz pelo momento propiciado aos Ministros Extraordinários da Comunhão, e agradecido ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, o Pe. Malan, nos disse que, o Deus que celebramos é o Deus no qual cremos, acreditamos, e a quem servimos e no qual colocamos a nossa vida, à exemplo de São Paulo Apóstolo, que foi rejeitado após o encontro com Jesus à Caminho de Damasco, se dedicou ao Projeto do Reino, ao Projeto e Missão de Jesus, cuja essência amorosa de Deus, se dar no ambiente comunitário, pois é Deus é uma Comunidade Perfeita, é um Deus que não se separa, cada um é cada um e todos são um: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, UNO E TRINO. Mistério perfeito, profundo e admirável. Não se confundem, ou seja, Deus Pai, é Pai, Deus Filho, é Filho e Deus Espírito Santo, é Espírito Santo.

Seguindo o roteiro preparado, Pe. Malan acenou para a Missão e a Ministerialidade na Igreja, cuja comunhão é Trinitária, e que “todo batizado é responsável pela Missão da Igreja”, cuja tarefa primeira de distribuir a Sagrada Comunhão é do Ministro Ordenado, e quanto ao Extraordinário, não se trata de prêmio e nem de promoção, mas à cada fiel que atende o chamado, cabe-lhe se conscientizar de que o Ministério é estar a serviço da comunidade.

Aprofundando sobre o MINISTÉRIO, destacou a Espiritualidade do Cristão, cujo texto Bíblico foi Discipulos de Emáus (Lc 24, 13-35), a ESPIRITUALIDADE, como aprimoramento espiritual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, chamando atenção para os Documentos da Igreja do Vat. II (Lumen Gentium, Ad gentes) e a MISSÃO, que é para cada Ministro Extraordinário, o de Suprir uma necessidade da Igreja, cumprindo e fazendo cumprir várias atividades, dentre as quais destacamos: Ministrar a Sagrada Comunhão aos outros fieis, quando necessário, durante a Santa Missa e zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo o que lhe diz respeito. Concluiu, destacando a Missão, enquanto Vocação Humana e os dois elementos fundamentais da pessoa humana: Exterioridade e Interioridade, reflexão pessoal e em grupo de vários textos bíblicos que tratam da Espiritualidade, Carismas e Ministérios – Missão e Vocação Humana.

Destacou ainda algumas orientações pertinentes do Diretório Sacramental e Pastoral de nossa Diocese de Petrolina e os assuntos práticos para a Investidura da Nova Turma de MECE’s na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, próxima quinta-feira.


Fonte: ZéCA/Ministro Catequista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário