sábado, 20 de outubro de 2012

Arquidiocese de Belém recebe símbolos da JMJ


Sex, 19 de Outubro de 2012 16:38 por: CNBB / Arquidiocese de Belém / Jovens Conectados


BFBelem1Peregrinação em várias paróquias, ida a presídio, colônia de pessoas com hanseníase, comunidades ribeirinhas. Estes são alguns pontos da programação da passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Maria pela Arquidiocese de Belém. A chegada, na manhã do dia 18 de outubro, foi com carreata, saindo do Aeroporto de Belém pelas ruas da capital. O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Correira, presidiu missa na paróquia São João Batista.

Durante a homilia, o arcebispo incentivou os fiéis a olharem para a Cruz de Cristo e a participarem do sentimento de Jesus e, ao ler o texto inscrito na Cruz da JMJ, pediu que todos repetissem: "Só em Jesus Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção".

“Jovens, tenham coragem de anunciar Jesus onde quer que passem, pelo mundo afora, erguendo a Cruz de Cristo como sinal de salvação e redenção”, exclamou o arcebispo ao estimular os jovens a assumirem a cruz de Cristo como norte de suas vidas.


BFBelem2De lá, os símbolos foram levados até as comunidades ribeirinhas da orla de Icoaraci e Cruzeiro, onde passaram também pelo presídio local. Carlos Fabrício, um dos 189 detidos da cadeia, estava admirado com a movimentação. “Quem dera se toda vez fosse assim”, manifestou o interno a sua aspiração.

No final da tarde, os símbolos chegaram à Capela do Perpetuo Socorro, de onde foram conduzidos em procissão até a paróquia de São Vicente de Paulo, onde o bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes, apresentou uma catequese. Em seguida, teve início uma vigília de oração, com a participação de bandas católicas locais e de grupos de teatros e de dança.

Nesta sexta-feira, 19 de outubro, os símbolos da JMJ foram levados para a Paróquia Menino Deus, e de lá para a Colônia dos hansenianos em Marituba. No horário do almoço, a Cruz e o Ícone já estavam no Seminário São Pio X, onde estava reunido o clero diocesano, consagrados e consagradas e seminaristas do regional.

Também a Universidade da Amazônia acolheu a passagem dos símbolos, como também o Hospital Metropolitano e até um shopping da capital paraense. A tarde, foi a vez do encontro com os alunos dos colégios católicos, e à noite, com os universitários de Belém. Na Casa da Juventude, realiza-se mais uma noite de adoração solene.

BfBelem3O encerramento da peregrinação na capital paraense é no sábado, 20/10, quando os símbolos serão conduzidos à Catedral de Belém. Haverá a missa da abertura da Romaria da Juventude celebrada por Dom Teodoro Mendes, seguido do show de abertura do Bote Fé!

À noite, na praça do Santuário de Nazaré, haverá a missa de encerramento, presidida por dom Alberto Taveira, e entrega dos símbolos à diocese de Abaetetuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário