sábado, 20 de outubro de 2012

Começa 47ª Assembleia Pastoral Regional NE2



Teve inicio na noite de quarta-feira, 17 de setembro de 2012, no auditório do Convento de Santo Antônio, em Ipuarana, no município de Lagoa Seca, na Paraíba, a 47ª Assembleia Pastoral Regional NE2, com o tema: “Evangelização da Juventude”. A celebração de abertura, organizada pela Equipe de Liturgia da CNBB NE2, acolheu participantes em clima de fraternidade; foi presida pelo Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol.

Em seguida, no plenário, o bispo da Diocese de Campina Grande-PB, disse: "já estamos em clima de Jornada Mundial da Juventude". Posteriormente, o presidente do Regional Nordeste 2 e bispo de Palmares, Dom Genival Saraiva França, realizou o seguinte discurso de abertura: 

Regional Nordeste 2 em Assembleia Pastoral

Iniciamos nossa Assembleia Pastoral em oração. Não poderia ser diferente, em se tratando de uma Assembleia de pessoas que, em sua vida e no seu trabalho de Evangelização, creem no amor de Deus Pai, no serviço de Jesus Salvador e na ação do Espírito Santificador. O Papa Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, escreve: “Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor.” Esta 47ª Assembleia Pastoral Regional, que se dedica à “Evangelização da Juventude”, encontra na Trindade as inspirações e as luzes de que necessita para que, como os Apóstolos, possa cumprir o mandato que recebeu: “Ide, fazei discípulos meus todos os povos”. (Mt 28,19) 

Esta Assembleia Pastoral, necessariamente, tem o rosto da Igreja na sua catolicidade, consequentemente, espelha sua face nacional e, obviamente, contempla sua fisionomia regional. Por sermos Igreja Católica, ela está sendo vivida em comunhão com a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realiza em Roma, no período de 07 a 28 de Outubro, sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Nossa Assembleia começa e será vivida com a linguagem do “Ano da Fé”, aberto pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro, que disse: “Se a Igreja hoje propõe um novo Ano da fé e a nova evangelização, não é para prestar honras a uma efeméride, mas porque é necessário, ainda mais do que há 50 anos! E a resposta que se deve dar a esta necessidade é a mesma desejada pelos Papas e Padres conciliares e que está contida nos seus documentos. Até mesmo a iniciativa de criar um Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização – ao qual agradeço o empenho especial para o Ano da fé – enquadra-se nessa perspectiva.” Estamos em comunhão eclesial, na comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que se prolongará até 2015. Neste contexto, se insere a comemoração dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, como ensina Bento XVI: “É precisamente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica”.

Vamos viver esta Assembleia Pastoral Regional em plena sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, particularmente, em relação à “Evangelização da Juventude”. Embora a Jornada da Juventude seja Mundial, não há como não a vermos como especialmente nossa, porque está sendo vivenciada de uma maneira muito forte, com a presença dos seus símbolos – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – em nossas Dioceses e nas várias formas de nossa participação rumo à JMJ Rio2013. São visíveis as ações da CNBB para que a JMJ seja bem vivida nas Dioceses, ao longo do ano e durante a Semana Missionária, são visíveis os esforços da Arquidiocese do Rio de Janeiro para que ela aconteça da melhor forma, no período de 23 a 28 de julho de 2013.

A fisionomia de nosso Regional esta identificada nesta Assembleia Pastoral: bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas, como membros representativos da nossa vida pastoral, nos termos do Artigo 40 do Regulamento do Conselho Episcopal, e do Secretariado Regional Nordeste 2. Em razão do tema e da JMJ, por decisão do Conselho Episcopal Pastoral, fazem-se presentes jovens e sacerdotes acompanhantes da Pastoral das Juventudes de todas as nossas Dioceses. Estamos vivendo esta 47ª Assembleia Pastoral com modificações no Conselho Episcopal Regional Nordeste 2, desde a última Assembleia: transferência de Dom Adriano Ciocca Vasino para a Prelazia de São Felix do Araguaia – MT, a quem agradecemos por seu zeloso trabalho missionário entre nós; transferência de Dom Jaime Vieira Rocha, como Arcebispo de Natal, transferência de Dom José Luiz Ferreira Salles, de sua condição de Bispo Auxiliar de Fortaleza para Bispo Diocesano de Pesqueira; transferência de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz para a Diocese de Campina Grande, nomeação de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, do Clero de Garanhuns, para Bispo Auxiliar de Fortaleza. Em razão da vacância canônica, em suas respectivas Dioceses, exercem o ofício de Administrador Diocesano o Pe. José Ronaldo, em Patos, Pe. Felix Tenero, em Floresta, e o Pe. Ivanoff da Costa Pereira, em Caicó. Esta Assembleia Regional saúda, com alegria, estes irmãos Bispos e Administradores Diocesanos por esse generoso serviço à sua Igreja Particular e ao nosso Regional. As Dioceses de Palmeira dos Índios e Palmares participam desta Assembleia em clima de Ação de Graças, pela celebração de seu Jubileu de Ouro, respectivamente, no dia 19 de agosto e 23 de setembro, enquanto a Diocese de Penedo, desde o dia 11 de outubro, vive a alegria da reabertura de sua Catedral, após seis de trabalho de restauração. 

Dada a sua significação evangelizadora, nossa Assembleia Regional quer unir-se a dois eventos, no próximo dia 21. O Dia Nacional de Valorização da Família, instituído pela Lei nº 12.647, que será comemorado, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional. A CNBB sugere que as Dioceses “possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica. Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família,10) no exercício da família cidadã.” Por sua vez, a Arquidiocese de Olinda e Recife promove, nesse dia, em Recife, a 6ª Caminhada “Eu digo Sim à Vida”, com a participação das demais Dioceses de Pernambuco. Nosso Regional vai aprimorando sua identidade pastoral, por mais uma iniciativa, a edição da Novena de Natal 2012, elaborada, pela primeira vez, por uma Equipe Regional que realizou seu trabalho com muita dedicação. Que o Natal seja vivido em nossas Dioceses com essa linguagem da comunhão pastoral.

Por seu trabalho na fase preparatória, esta Assembleia agradece à Coordenação da Assembleia Pastoral Regional, composta por Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, (Presidência do NE2) Dom Egidio Bisol, (Comissão Regional de Pastoral - Liturgia) Dom Bernardino Marchió (Comissão Regional de Pastoral - Juventude), Dom José Luiz Ferreira Salles (Comissão Regional de Pastoral – Caridade, Justiça e Paz), Dom Magnus Lopes (Comissão Regional de Pastoral – Ação Missionária e Cooperação Intereclesial), Pe. Felix Tenero (Província Eclesiástica de Olinda e Recife), Pe. Geraldo Magela Christovam (Província Eclesiástica da Paraíba), Pe Flávio Augusto Forte Melo (Província Eclesiástica de Natal) e Pe. Nivaldo Barbosa Soares (Província Eclesiástica de Maceió). Em razão do tema – “Evangelização da Juventude” – e da preparação para a JMJ tem uma participação especial na preparação e na condução desta Assembleia a Comissão Regional composta por Dom Bernardino Marchió, Pe. José Tadeu Rocha, Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ, Pe. Augusto Lívio Nogueira de Morais, Pe. Izidorio Batista de Alencar, Daniely de Barros Barbosa, Luís Adriano Correia, Carlos Alberto, Josenildo Vicente da Silva, Marcelo Pereira Nogueira, Laécio Vieira, Carlos Henrique Correia de Araújo Andrade e Luis Carlos de Almeida Ventura. Esta Comissão e esta Assembleia Pastoral contam com a Assessoria do Pe. Everaldo Fernandes da Silva, do Mons. Virgílio Bezerra de Almeida e do Sociólogo Paulo Mansan que, conforme o cronograma das atividades já programado, de hoje até sábado, nos situam perante os cenários e desafios que compõem o universo da juventude evangelizada e a ser evangelizada. Nosso Regional espera colher os frutos deste dedicado trabalho, para que a “Evangelização da Juventude” suscite muitos discípulos missionários, muitas discípulas missionárias entre os jovens de nossas Dioceses. Protejam-nos os Patronos e Intercessores da JMJ 203 - Nossa Senhora da Conceição Aparecida, São Sebastião, Santo Antônio de Santana Galvão, Santa Teresa de Lisieux e o Beato João Paulo II.

Diante de um quadro de seca prolongada em muitos Municípios de Dioceses de nosso Regional e de outros Regionais, esta Assembleia Regional Pastoral quer manifestar sua solidariedade com sua população sofrida, sabendo, inclusive, que isso vem se manifestando através de gestos concretos, em nossas Dioceses. Mas, igualmente, apela para os Poderes Públicos no sentido de adotarem políticas públicas que respondam, substancialmente, a esse antigo e atual problema da seca no Nordeste que, como outras vezes, está afetando, visivelmente, a vida das pessoas, com a perda da produção agrícola e dos rebanhos.

A Presidência do Regional Nordeste 2 acolhe a todos, fraternalmente, desejando-lhes proveitosa participação na 47ª Assembleia Pastoral Regional.

Dom Genival Saraiva de França
Bispo de Palmares
Presidente do Regional Nordeste 2

Fonte: Assessoria de imprensa CNBB NE

Nenhum comentário:

Postar um comentário