segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Qual o seu Projeto de Vida? CF X DNJ

                                   


Nesse DNJ/2012 e Jubileu de Ouro da Emissora Rural, a Voz do São Francisco, estamos recordando o empenho da Igreja no Brasil – CNBB no avanço das Políticas Públicas direcionadas para os nossos jovens e adolescentes, os quais mais uma vez foram focados com muita propriedade através da Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude, “Eis-me aqui, envia-me!” E, porque não lembrar: Juventude Caminho Aberto/1992, há 20 anos? A conquista do voto livre aos 16 anos? São tantas políticas, que nos vem uma breve reflexão:

· Os jovens conseguiram os espaços de participação política, considerando o suave convite e Boa Notícia do jovem Jesus de Nazaré?
·   Nossas comunidades, nossas paróquias tem construído meios para
geração de vida no meio juvenil, considerando as realidades de cada um?
·    O Jovem Mestre e Senhor, Jesus de Nazaré veio para que todos tenham vida, e a tenham em plenitude... Tenho cultivado à Árvore da Vida, fazendo germinar suas sementes, das quais eu sou a primeira?
·   E as demais instituições sociais, quais suas contribuições com o crescimento e avanço tecnológico do mundo moderno, tem favorecido em parte se no todo ainda não é visível para ajudar os jovens em suas conquistas?
·      Finalmente o que todos perguntam: “E ai, qual é o seu Projeto de Vida para esse ano? Você particularmente tem contribuído para que cada jovem, nesse DNJ/2012 possa comemorar o seu?

    Embora possamos nos encontrar frente a frente aos vários sinais que contrários ao Projeto de Vida, instaurado por Jesus que realizou com muito amor e paixão o Projeto do Reino de Deus, ainda encontramos muitos sinais vitais, sejam através de testemunhos, exemplos e ações concretas que chegam até a juventude paroquial, animando-os em suas conquistas, quanto aos jovens afastados do rebanho, os quais merecem uma atenção toda especial de cada um de nós, em particular da Igreja, povo de Deus, para que a Vida seja realmente digna de ser vivida e apreciada com Dom de Deus!

    Chegou o grande momento de articulação e de valorização da Vida, não basta gritar que a vida vale ser vivida, é preciso ousar como nos diz São Paulo, e “SERMOS IMITADORES DE CRISTO”!

    E, para vivenciar esse DNJ/2012, nada como um bom filme para resgatar a força juvenil! Na agulha: O Poder de um Jovem, datado de 1992.

     Abraços e até o dia 28/10 – DNJ E ANIVERSÁRIO DA RÁDIO A VOZ DO SÃO FRANCISCO – EMISSORA RURAL, COMUNICANDO E EVANGELIZANDO – 50 ANOS DE HISTÓRIA!
Zé CA – Coordenação Diocesana de Catequese Familiar de Iniciação Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário