terça-feira, 30 de outubro de 2012

Proposições da Assembléia Sinodal - Bento XVI


Seg, 29 de Outubro de 2012 08:06 por: cnbb

O Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização foi encerrado no sábado, 27 de outubro, no Vaticano. No final da sessão de trabalhos, o papa Bento XVI proferiu um discurso aos Padres Sinodais, anunciando que decidiu, depois de muito refletir e orar, transferir a competência sobre os Seminários da Congregação para a Educação Católica para a Congregação para o Clero, e a competência sobre a Catequese da Congregação para o Clero ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

"Seguirão os documentos relativos em forma de Carta Apostólica Motu Proprio para definir os âmbitos e suas respectivas faculdades. Peçamos ao Senhor para que
acompanhe os três dicastérios da Cúria Romana nesta importante missão, com a colaboração de toda a Igreja", frisou o Pontífice.

O Papa saudou, ainda, os futuros novos cardeais. "Quis com este pequeno Consistório completar o Consistório de fevereiro, no contexto da Nova Evangelização, com um gesto da universalidade da Igreja, mostrando que a Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas, é sempre Igreja em Pentecostes; e não Igreja num continente, mas Igreja universal. Quis expressar este contexto, esta universalidade da Igreja que é também a expressão bonita desse Sínodo", destacou.

"Para mim foi realmente edificante, reconfortante e animador ver aqui uma expressão da Igreja universal, com seus sofrimentos, ameaças, perigos e alegrias, experiências da presença do Senhor, também nas situações difíceis", completou o Papa.
"A Igreja sente os ventos contrários, mas sente, sobretudo, o vento do Espírito Santo que nos ajuda, nos mostra o caminho certo, e assim, com renovado entusiasmo, caminhamos e agradecemos a Deus por nos dar este encontro realmente católico", frisou Bento XVI, em seu discurso.

O Santo Padre agradeceu aos Padres Sinodais e a todos aqueles que trabalharam na realização do Sínodo. "Agora, essas proposições são um testamento, um dom ofertado a mim em benefício de todos, que será elaborado num documento vindo da vida e que deve gerar vida", concluiu o Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário