sábado, 27 de outubro de 2012

Cúria Romana acolhe dois Bispos da CNBB


Sáb, 27 de Outubro de 2012 13:49 / Atualizado - Sáb, 27 de Outubro de 2012 14:02 por: cnbb



Papa Bento XVI nomeou, neste sábado, 27 de outubro dois bispos brasileiros para  trabalhar em organismos da Santa Sé: nomeou dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém (PA), como membro do Pontifício Cor Unum que também conhecido como "Conselho da caridade do Papa" e também nomeou dom Francesco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) como membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

 Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, é membro da Comissão Episcopal para Textos Litúrgicos da CNBB. Foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 06 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima – MG. Já foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM. Por  mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica, função que continua a exercer.

No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como seu primeiro Arcebispo, onde permaneceu até março de 2010, tendo implantado as principais estruturas da vida eclesial, como a Cúria Metropolitana, Fundação do Seminário e implantação de trinta e cinco das atuais trinta e seis Paróquias da Arquidiocese. Foi presidente do Conselho Episcopal Centro-Oeste da CNBB.
Dom Alberto Taveira Corrêa é membro do Conselho Administrativo da Fundação “Populorum Progressio”, criada por João Paulo II para ajuda às populações camponesas, indígenas e afro-americanas da América Latina, tendo sido seu Vice-presidente por dois mandatos.
Dom Alberto Taveira Corrêa foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará no dia 30 de dezembro de 2009, tendo tomado posse em 25 de março de 2010. É o décimo Arcebispo de Belém e o vigésimo Bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica.
(Informaçoes da Fundaçao Nazaré)
Dom Francesco Biasin é presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Nasceu em Arzercavalli Pádua na Itália, em 06/09/1943. É filho de Attilio Biasin e Vitória Biasin, ordenado sacerdote em 20/04/68 e Bispo em 12/10/2003. Seu lema é Dar a vida pelos irmãos.  Veio para o Brasil em 1972, colaborar como sacerdote na Diocese de Petrópolis (RJ). Foi pároco da Catedral de Duque de Caxias e compôs a equipe de formação do Seminário Paulo VI, Nova Iguaçu, e responsável pelo Centro de Formação de Pádua. Foi nomeado para a Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, em 8 de junho de 2011, transferido da Diocese de Pesqueira (PE). ral de Duque de Caxias e compôs a equipe de formação do Seminário Paulo VI, Nova Iguaçu, e responsável pelo Centro de Formação de Pádua.

(Informações da Diocese de Piraí Volta Redond

Nenhum comentário:

Postar um comentário