segunda-feira, 22 de outubro de 2012

3ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários



Seg, 22 de Outubro de 2012 09:14 por: cnbb

A 3ª Semana Missionária para Párocos e Vigários, realizada pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) terminou na sexta-feira, 19. A formação contou com a participação de 23 sacerdotes.

O objetivo central da semana foi aprofundar os elementos e conceitos básicos para que aconteça uma renovação missionária eficaz nas paróquias do país. Na sexta-feira, o secretário executivo do CCM, padre Estevão Raschietti, responsável pelo tema “Elementos para uma espiritualidade missionária presbiteral” apontou que, para uma paróquia colocar-se em estado permanente de missão, “é necessário antes uma conversão dos corações de todos os cristãos e cristãs, a começar pelos padres, como denuncia o Documento de Aparecida: ‘falta espírito missionários em membros do clero, inclusive em sua formação”’.

O secretário também questionou o número de missionários brasileiros no mundo, tendo em vista a dimensão católica do Brasil. “Por que o Brasil, o maior país católico do mundo, envia tão poucos presbíteros além-fronteiras, visto que dos missionários brasileiros pelo mundo afora 90% são mulheres consagradas? Por que dos poucos padres que são enviados, tanto religiosos como seculares, muitos desistem e voltam logo?”.  Para o sacerdote, “esse tipo de perguntas deverão ser discutidas por diversas instâncias da Igreja no Brasil, enquanto revelam carências profundas que se traduzem muitas vezes em práticas contratestemunhais”.

Ainda na Semana Missionária, foram estudados temas como “A ação missionária da paróquia: âmbitos e tarefas para uma Igreja em estado permanente de missão”, com assessoria do padre Sidnei Dornelas, da Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB; “A animação missionária na paróquia: chamados e enviados a todos os povos”, por padre Sávio Corinaldesi, secretário da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, e “Organização missionária da paróquia: desafios e perspectivas rumo a um novo padrão pastoral”, orientado por padre José Carlos Pereira, CP, mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia.

O religioso do Instituto Missionário São José, pároco em Cáceres (MT), padre Edilson Paes, que participou do curso, afirmou que é preciso tornar concreto o trabalho missionário nas paróquias. “As paróquias precisam assumir o compromisso do estado permanente de missão. Temos que colocar em prática a dimensão missionária nas bases e o curso nos deu indicativos de como proceder e trabalhar para que isso se realize”.

Para o frei Wilson Alves, da diocese de Camaçari (BA), há alguns passos necessários para desenvolver a dimensão missionária a partir das paróquias. “Primeiro precisamos de conversão, depois partir para a aplicação dentro da realidade e das possibilidades da paróquia”. Ele, no entanto, comenta que pensar a missão ad gentes a partir da paróquia “é um sonho ainda distante”, mas ressalta que “temos que começar a trabalhar esse aspecto porque a Igreja é por essência missionária e este é o caminho para podermos nos descobrir como paróquia missionária”.

O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, padre Camilo Pauletti, fez uma avaliação positiva da formação. “O curso manifestou como é importante a formação permanente dos nossos discípulos-pastores. As reflexões foram boas, envolveram , foram participativas. Sentimos que depende ainda muito deles (sacerdotes) a animação da pastoral missionária em nossas comunidades. Vimos e reafirmamos a universalidade da missão”. De acordo com padre Camilo, “se o padre numa paróquia for um bom discípulo-missionário, ele dinamiza, envolve o povo e transforma a paróquia. Percebemos que a missão faz parte da formação. Os padres saíram motivados, pois abriu novos horizontes e agradeceram por esta oportunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário