quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Massacre do Carandiru, NOTA DA CBJP.


Qui, 04 de Outubro de 2012 15:29 / Atualizado - Qui, 04 de Outubro de 2012 15:38 por: cnbb

A Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou hoje (04), uma nota sobre 20 anos do massacre do Carandiru. Leia a mensagem:

Nota da Comissão Brasileira justiça e Paz sobre os 20 anos do Massacre do Carandirú

Há vinte anos, no dia 2 de outubro, o Brasil assistiu, estarrecido, ao massacre que vitimou 111 presos na Casa de detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. O massacre foi perpetrado por tropa integrante
da Polícia Militar de São Paulo que em operação inaceitável a pretexto de conter motim de detentos, em que não haviam sido feitos reféns, invadiu o Pavilhão 9 do presídio e assassinou, sem chance de defesa, presidiários desarmados, como ficou demonstrado no inquérito instaurado pela Portaria n. 00488 de 07/10/91do Ministro da Justiça, na qualidade de Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

Mais perplexidade e indignação ocorrem, hoje, ao se constatar que, passadas duas décadas, a ação penal proposta pelo Ministério Público de São Paulo, para apuração da responsabilidade criminal pela chacina, ainda não foi julgada, ocasionando a permanência de uma inaceitável impunidade que, como se sabe, é estímulo à violência.

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB vem cobrar do Poder Judiciário e do Ministério Público, a quem o processo está submetido, a adoção das providências urgentes para que seja julgada a ação penal, fazendo-se Justiça.
Brasília – DF, 04 de outubro de 2012
Pedro Gontijo
Secretário Executivo da
Comissão Brasileira Justiça e Paz
Organismo da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário