PROJETO N° 1
CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ
ALGUMAS EXIGÊNCIAS
1. Conscientização: despertar para a necessidade de uma ação catequética que levem em conta a realidade local;
2. Envolvimento e participação: a presença do Padre é fundamental; é necessário também envolver o maior numero possível de catequistas, casais cristãos e outras pessoas e grupos da comunidade. Todos são convidados a opinar e auxiliar nas decisões.
3. Reflexão: antes, durante e depois da ação. É preciso refletir sobre a realidade, estabelecer o objetivo geral, escolher metas, ações, estratégias e recursos adequados à ação catequética. Toda a reflexão será à luz da Palavra de Deus, das orientações da Igreja e dos Documentos atuais cobre a Catequese.
PLANEJAMENTO
IDENTIFICAÇÃO
a) A Família, chamada a ser Pequena Igreja Doméstica,
sofre hoje uma grande pressão social; o pluralismo cultural afeta a vida familiar; há muita competitividade, enquanto falta de diálogo; constatamos um grande distanciamento das tradições religiosas e morais.
b) Por outro lado, muitos pais sentem a vontade de educar seus filhos na Fé e nos valores religiosos, ajudando-nos a adquirirem as virtudes cristas, como honestidade, lealdade, justiça, bondade e fé, alicerçadas no amor-comunhão, através da escuta, do perdão e da confiança nos relacionamentos diários.
c) Falta uma Catequese evangelizadora que contribua para a transformação da vida familiar, na perspectiva cristã;
d) Nossos pastores ensinam que a Família continua sendo a célula vital da sociedade e da Igreja e, como tal, o único ambiente para uma autentica Catequese (cf. FC 42, 52).
OBJETIVO GERAL
Fazer que a Família, maior bem planejado e criado por Deus, primeira escola de virtudes humanas, ponha-se não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo, tornando-o conhecido, amado e seguido.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover o encontro com Jesus Cristo através de um itinerário de Iniciação Cristã que envolve testemunho, ensino, acompanhamento e partilha, num processo permanente de educação da fé das crianças,jovens e adultos, por meio da escuta da Palavra de Deus e da vida de Oração e Celebração, inserindo-os na vida comunitária, através das pastorais, grupos e movimentos.
METAS
1. Resgatar o significado cristão do Domingo, como dia do verdadeiro encontro com o Senhor;
2. Promover e dar conhecimento da Catequese Familiar às pastorais, grupos e movimentos em nível paroquial e diocesano;
3. Fomentar a participação conjunta da Pastoral Litúrgica, Bíblica e Familiar nos encontros semanais, de acordo com os temas motivadores dos subsídios da Eucaristia e Confirmação, conforme Planejamento prévio;
4. Envolver todas as Famílias na Semana Diocesana de Catequese e da Família, conforme o calendário, destacando também a participação no Dia do Catequista, Dia das Mães e Dia dos Pais, priorizando um momento de confraternização;
5. Motivar a vivência do Ano Litúrgico, dando-lhe uma atenção especial, observando o calendário paroquial e diocesano.
6. Vivenciar a Campanha da Fraternidade durante todo o ano, especialmente nos encontros iniciais;
7. Caminhar para a unificação do Projeto da Catequese Familiar entre todas as Paróquias, a partir da experiência das Paróquias São Paulo Apóstolo, Santa Luzia e Santa Terezinha, especificamente adotando subsídios e o mesmo calendário de atividades.
RECURSOS
a) HUMANOS: todos os Catequistas atuantes: pelo menos 4 casais com experiência pastoral, oriundos do ECC, das Equipes de Nossa Senhora, da Pastoral Familiar etc.;
b) MATERIAIS:
1. Infraestrutura: salas para os encontros, conforme o numero de inscritos.
2. Financeiro: o custeio dos livros é de responsabilidade dos pais, e o material de consumo deve ser assumido pela Paróquia, com a participação dos Catequistas.
ATIVIDADES
As atividades a serem desenvolvidas serão executadas em parceria entre a Coordenação e os Catequistas ao longo do ano, para que assim o objetivo delineado seja alcançado.eis algumas atividades que não podem faltar:
1. Encontros de formação e espiritualidade par os Catequistas em nível paroquial, segundo as necessidades de cada etapa: Eucaristia e Crisma.
2. Visitas às Famílias, antes e depois das inscrições, incentivando-as à prática da reza do Terço Mariano em Família, bem como o uso constante da Bíblia (pré-requisito indispensável no processo de formação catequética);
3. Participação nos Encontros de Formação promovidos ou sugeridos pelo Setor de Animação Bíblico-Catequética diocesano.
RESPONSÁVEIS E EXECUÇÃO DAS TAREFAS
A responsabilidade primeira do Projeto é do Pároco, auxiliado por um Articulador Paroquial e todos os Catequistas.
TEMPO
O tempo determinado para a preparação à 1ª Eucaristia e à Crisma é de no mínimo 02 (dois) anos, sabendo-se que este tempo pode variar, de acordo com os subsídios (Eucaristia 28 encontros, Crisma 32 encontros).
AVALIAÇÃO
Embora pareça que a avaliação se realize na ultima etapa do planejamento, ela deve ser feita durante todo o processo, para que se perceba se o planejamento está sendo cumprido e o que está faltando para atender as necessidades.
Acreditando na Família “primeiro ambiente para uma autêntica Catequese” (S.João Paulo II), a Diocese de Petrolina faz ECOAR a Palavra de Deus no seio familiar através da Catequese Familiar de Iniciação Cristã que foi implantada pelo Pe. Malan há 15 ANOS na Paróquia São Paulo Apóstolo, hoje, na Sta. Luzia, Sta. Teresinha, Sta. Rita, Rainha dos Anjos, S. José (Dormentes), entre outras, as quais procuram tornar Jesus Cristo, CONHECIDO, AMADO e SEGUIDO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - JMJ RIO 2013
- ACI DIGITAL
- BÍBLIA CATÓLICA
- CANÇÃO NOVA
- CATEQUESE FAMILIAR - DIVULGAÇÃO
- CEBI - CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS
- CNBB - CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS
- CNBB - PASTORAL FAMILIAR
- CNBB - REGIONAL NORDESTE 2
- COMITÊ 9840
- CONIC - CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS
- DIOCESE DE PETROLINA /PE
- JMJ RIO 2013
- LITURGIA DIÁRIA
- MUNDO CATÓLICO
- PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO - PETROLINA/PE
- RÁDIO VOZ DO SÃO FRANCISCO - EMISSORA RURAL AM 730
- VATICANO - SANTA SÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário