terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Projeto nº 1 - Catequese Familiar de Iniciação Cristã

PROJETO N° 1
CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ
ALGUMAS EXIGÊNCIAS
1. Conscientização: despertar para a necessidade de uma ação catequética que levem em conta a realidade local;
2. Envolvimento e participação: a presença do Padre é fundamental; é necessário também envolver o maior numero possível de catequistas, casais cristãos e outras pessoas e grupos da comunidade. Todos são convidados a opinar e auxiliar nas decisões.
3. Reflexão: antes, durante e depois da ação. É preciso refletir sobre a realidade, estabelecer o objetivo geral, escolher metas, ações, estratégias e recursos adequados à ação catequética. Toda a reflexão será à luz da Palavra de Deus, das orientações da Igreja e dos Documentos atuais cobre a Catequese.

PLANEJAMENTO

IDENTIFICAÇÃO
a) A Família, chamada a ser Pequena Igreja Doméstica,
sofre hoje uma grande pressão social; o pluralismo cultural afeta a vida familiar; há muita competitividade, enquanto falta de diálogo; constatamos um grande distanciamento das tradições religiosas e morais.
b) Por outro lado, muitos pais sentem a vontade de educar seus filhos na Fé e nos valores religiosos, ajudando-nos a adquirirem as virtudes cristas, como honestidade, lealdade, justiça, bondade e fé, alicerçadas no amor-comunhão, através da escuta, do perdão e da confiança nos relacionamentos diários.
c) Falta uma Catequese evangelizadora que contribua para a transformação da vida familiar, na perspectiva cristã;
d) Nossos pastores ensinam que a Família continua sendo a célula vital da sociedade e da Igreja e, como tal, o único ambiente para uma autentica Catequese (cf. FC 42, 52).

OBJETIVO GERAL
Fazer que a Família, maior bem planejado e criado por Deus, primeira escola de virtudes humanas, ponha-se não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo, tornando-o conhecido, amado e seguido.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover o encontro com Jesus Cristo através de um itinerário de Iniciação Cristã que envolve testemunho, ensino, acompanhamento e partilha, num processo permanente de educação da fé das crianças,jovens e adultos, por meio da escuta da Palavra de Deus e da vida de Oração e Celebração, inserindo-os na vida comunitária, através das pastorais, grupos e movimentos.

METAS
1. Resgatar o significado cristão do Domingo, como dia do verdadeiro encontro com o Senhor;
2. Promover e dar conhecimento da Catequese Familiar às pastorais, grupos e movimentos em nível paroquial e diocesano;
3. Fomentar a participação conjunta da Pastoral Litúrgica, Bíblica e Familiar nos encontros semanais, de acordo com os temas motivadores dos subsídios da Eucaristia e Confirmação, conforme Planejamento prévio;
4. Envolver todas as Famílias na Semana Diocesana de Catequese e da Família, conforme o calendário, destacando também a participação no Dia do Catequista, Dia das Mães e Dia dos Pais, priorizando um momento de confraternização;
5. Motivar a vivência do Ano Litúrgico, dando-lhe uma atenção especial, observando o calendário paroquial e diocesano.
6. Vivenciar a Campanha da Fraternidade durante todo o ano, especialmente nos encontros iniciais;
7. Caminhar para a unificação do Projeto da Catequese Familiar entre todas as Paróquias, a partir da experiência das Paróquias São Paulo Apóstolo, Santa Luzia e Santa Terezinha, especificamente adotando subsídios e o mesmo calendário de atividades.

RECURSOS
a) HUMANOS: todos os Catequistas atuantes: pelo menos 4 casais com experiência pastoral, oriundos do ECC, das Equipes de Nossa Senhora, da Pastoral Familiar etc.;
b) MATERIAIS:
1. Infraestrutura: salas para os encontros, conforme o numero de inscritos.
2. Financeiro: o custeio dos livros é de responsabilidade dos pais, e o material de consumo deve ser assumido pela Paróquia, com a participação dos Catequistas.

ATIVIDADES
As atividades a serem desenvolvidas serão executadas em parceria entre a Coordenação e os Catequistas ao longo do ano, para que assim o objetivo delineado seja alcançado.eis algumas atividades que não podem faltar:
1. Encontros de formação e espiritualidade par os Catequistas em nível paroquial, segundo as necessidades de cada etapa: Eucaristia e Crisma.
2. Visitas às Famílias, antes e depois das inscrições, incentivando-as à prática da reza do Terço Mariano em Família, bem como o uso constante da Bíblia (pré-requisito indispensável no processo de formação catequética);
3. Participação nos Encontros de Formação promovidos ou sugeridos pelo Setor de Animação Bíblico-Catequética diocesano.

RESPONSÁVEIS E EXECUÇÃO DAS TAREFAS
A responsabilidade primeira do Projeto é do Pároco, auxiliado por um Articulador Paroquial e todos os Catequistas.

TEMPO
O tempo determinado para a preparação à 1ª Eucaristia e à Crisma é de no mínimo 02 (dois) anos, sabendo-se que este tempo pode variar, de acordo com os subsídios (Eucaristia 28 encontros, Crisma 32 encontros).

AVALIAÇÃO
Embora pareça que a avaliação se realize na ultima etapa do planejamento, ela deve ser feita durante todo o processo, para que se perceba se o planejamento está sendo cumprido e o que está faltando para atender as necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário