sábado, 27 de fevereiro de 2016

Diocese de Petrolina - Ordenação - Neo-Sacerdotes: Pe. Antonio Solone e Pe. Robério Lima





A Diocese de Petrolina, sob o pastoreio de Dom Manoel dos Reis de Farias, 7º bispo diocesano, celebrou ontem (26/02) a Solene Celebração Eucarística da Ordenação Presbiteral dos Neo Sacerdotes: Pe. Antônio Solone Soares Júnior e Pe. Robério da Costa Lima, realizada na Igreja Catedral de Petrolina.

Com efetiva participação dos fiéis, a riqueza Litúrgica Eucarística do Rito do Pontifical Romano – Ordenação dos Bispos, Presbíteros e Diáconos, a Santa Eucaristia foi o Ápice de toda a celebração, que já contou com as participações dos mais novos padres da diocese de Petrolina.

Momento forte foi à animação litúrgica dos cânticos regidos pelo Padre Antônio Malan de Carvalho, Ecônomo, Vice-Reitor do Seminário Diocesano São José e músico com especialização em música sacra, couberam-lhe ao lado dos seus paroquianos e participantes de vários corais paroquiais e músicos, cantar a Liturgia da Celebração Presbiteral, para a maior glória do Senhor, Pai Misericordioso, nesse Tempo Quaresmal.

Os olhares e a atenção de todos, movida pelo Silêncio Litúrgico, foi o momento do Rito da Imposição das Mãos do Bispo, a qual é feita em SILÊNCIO sobre cada um dos Ordinandos antes da Oração consecratória. A forma é constituída pelas palavras da Oração consecratória, das quais pertencem a natureza do ato e são exigidas para a sua validade as seguintes:

nós vos PediMos, PAi todo-Poderoso, constituí estes vossos servos nA diGnidAde de Presbíteros; renovAi eM seus corAções o esPírito de sAntidAde; obtenhAM, ó deus, o seGundo GrAu dA ordeM sAcerdotAl que de vós Procede, e A suA vidA sejA exeMPlo PArAtodos”.

Após o Ato de Consagração do Senhor Bispo, todos os Sacerdotes presentes também fizeram o mesmo gesto sob cada um dos Ordenandos, em sinal de acolhida no Colegiado Presbiteral da Diocese de Petrolina, cumprimentando-os em seguida com o Oscúlo da Paz, após também o Senhor Bispo, gesto apostólico. À comunidade, cumprimentou-os ao final da celebração.

Comovido pela graça de receber esse Augusto Sacramento – Ordem, os jovens padres, pareciam “crianças, movidas pelo choro”, cujas lágrimas foram visíveis em suas radiantes faces de felicidade em serem instituídos Sacerdotes em nome de Cristo e pelo Dom do Espirito Santo, para apascentar a Igreja pela PALAVRA e pela GRAÇA DE DEUS, resumida nas doces, simples e carinhosas palavras de Dom Manoel, durante sua exortação:

“DIÁCONO ANTÔNIO SOLONE, E DIÁCONO ROGÉRIO LIMA, VOCÊS, DOADOS POR SUAS FAMILIAS, SERÃO CONSTITUIDOS PASTORES PARA CUIDAR DO REBANHO... NESSE CUIDADO, VOCÊS DEVERÃO SENTIR O CHEIRO DAS OVELHAS ANDANDO COM ELAS... HÁ MOMENTOS QUE O PASTOR ANDA À FRENTE..., NO MEIO E ATÉ ATRÁS DAS OVELHAS... PORÉM, ESSE CHEIRO VÓS DEVEIS RECONHECER E SENTIR EM VOSSO PASTOREIO, COMO FEZ O BOM PASTOR, JESUS CRISTO! QUE VOCÊS SIGAM NESSE CAMINHO SOB A PROTEÇÃO DE NOSSA MÃE, NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS, MÃE DO SENHOR...”


Coordenação Diocesana - Catequese Familiar de Iniciação Cristã - Wil/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário