quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Traje Novo



Qua, 05 de Dezembro de 2012 10:24 por: cnbb

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)

O profeta Baruc conclama o povo para a mudança de roupagem, mas esta que denota o caráter de quem vive na base de valores fundamentais da existência, estruturados na justiça divina: “Despe, ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus. Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus” (Baruc 5,1-2).  O ser humano não se realiza somente com a aparência de bondade ou roupagem religiosa superficial. Precisa caminhar no piso sólido dos valores inerentes à sua dignidade de filiação divina.


Jesus veio  apresentar-nos a nova modalidade de vida realizadora. Sua recriminação ao fato dos “sepulcros caiados” dos fariseus nos faz pensar sobre a verdade, a bondade, a justiça e a ternura. A primeira é fundamental para enfrentarmos a realidade de nossos valores e limites, bem como os do semelhante. Leva-nos a não querermos pensar que somos superiores aos demais.

Jesus colocou o avental e lavou os pés dos Apóstolos, dando o exemplo de humildade e de serviço. A bondade é virtude de quem sabe seguir o exemplo do Mestre para perdoar, dar oportunidade, compreender o outro, ser fraterno e solidário. A justiça faz-nos convencer a tratar o semelhante como Deus nos trata. Ele não se vinga, não guarda rancor, dá-nos acima do que merecemos.

Não só dá migalhas. Dá-nos possibilidade de retomarmos o caminho. Cura nossos males. Insiste na nossa conversão para nosso bem. Espera, qual pai do filho pródigo, nossa volta à vida de sentido. A ternura nos faz ser humanos, cuidando do bem do outro, percebendo suas necessidades, dando a mão amiga, respeitando os limites do próximo e valorizando suas virtudes, bem como respeitando a natureza, qual imagem de Deus, que cuida de tudo com amor e dedicação.

Este tempo de preparação para o Natal nos convida a também revermos nossa religiosidade. A sinceridade da fé nos faz ter relação com Deus de modo responsável, confiante e comprometida com a execução do que Ele nos propõe.  Embora devamos sempre suplicar a ajuda divina, precisamos também manifestar-lhe que queremos viver uma fé não só de alguns ritos e orações.

A fé esclarecida e verdadeira nos compromete com o bem da comunidade religiosa e social. Faz-nos ser pessoas éticas, cooperadoras com a promoção do próximo, a partir dos mais fragilizados social e religiosamente. Incita-nos a seguir o Filho de Deus e cooperar com a ação missionária em todos os ambientes. Deste modo, ajudamos a preparar o caminho dos outros para também aceitarem a pessoa e os valores do Emanuel, à semelhança de João Batista: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas” (Lucas 3,5).

Neste tempo do advento fazemos a Campanha para a Evangelização, com nossa doação monetária generosa no terceiro domingo. Para isso, podemos até renunciar a compra de coisas menos importantes e damos nossa generosa oferta para ajudarmos as pessoas que atuam diretamente na formação cristã, principalmente em lugares mais carentes e também nossas estruturas de suporte pastoral em nossa Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário