segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Paroquia São Paulo Apóstolo monta Presépio Natural


ADVENTO é para nós cristãos, liturgicamente Tempo de Espera. Cheio de significado integra o calendário litúrgico da Igreja Católico iniciando após Festa de Cristo Rei (último Domingo de Novembro) até o Natal 25/12. Estando no Ano da Fé – 10/2012 a 10/2013 e da Jornada Mundial da Juventude – RIO 2013 e em plena preparação para o Natal do Senhor, a Paróquia São Paulo Apóstolo, entre as muitas práticas características de sua identidade paroquial, após Novenário da Imaculada Conceição – COHAB II constrói o seu PRESÉPIO DE NATAL em tamanho natural e original.


Motivados e inspirados pelo espírito natalino, sob Coordenação da Equipe de Festas & Eventos / Comissão do Presépio e Administração do Pe. Antonio Malan de Carvalho, considerando o Ano Jubilar Paroquial 2012-2013 / 45 Anos de Missão e Evangelização, o Artista Plástico, também paroquiano, Sr. Neil Miguel, traduziu com particular empenho e profissionalismo a originalidade e a naturalidade, quando confeccionou em gesso e madeira, 03 personagens ícones da vida paróquial: Sr. João Neto de Alencar, D. Rizete Damasceno dos Santos e Gogoberto dos Reis Santos, à pedido da equipe.

JOÃO NETO DE ALENCAR
Vale destacar que a homenagem aos paroquianos, com a graça de Deus é feita em pleno estado de serviços (voluntariados) desenvolvidos pelos agraciados. Na sequência: Pastoral Social e Vicentinos (João Neto), Dízimo e Liturgia (Rizete) e Dízimo, CEBI-Estudos Bíblicos, Finanças, Grupo de Casais, etc... (Godoy).

RIZETE DAMASCENO DOS SANTOS
Montado na área externa da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo em Areia Branca, favorecerá as visitações e tornar-se-á um dos maiores Presépios Natalinos da Diocese de Petrolina, cujo local atrairá os olhares devocionais e turísticos de nossa cidade, pela graciosa beleza do espaço cenográfico montado a céu aberto e exposto no período de 09/12/2012 até 06/01/2013 - Festa de Reis.

GODOBERTO DOS REIS SANTOS
Vale destacar que essa caracterização do Natal do Senhor, foi iniciada por São Francisco de Assis no ano de 1223, na bela cidade italiana de Greccio, quando usou a manjedoura com figuras, tal como é do nosso conhecimento, formando assim um presépio, conforme o Evangelho de São Lucas que narra o nascimento de Jesus. Ainda hoje, quem visitar a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, contemplará a beleza do que sobrou do primeiro presépio natural – “manjedoura dos animais” segundo o hebraico.

PE. MALAN, NO MOMENTO DA BÊNÇÃO
Após a Celebração Eucarística do 2º Domingo do Advento – 09/12, o Pe. Malan, que presidiu a Missa, sob a imposição das mãos rezou e abençoou o Presépio Natalino com a participação das comunidades paroquial – Maria Auxiliadora, Matriz, Conceição e Santo Antonio, e muitos visitantes presentes, dentre os quais o Pe. Manoel Rodrigues e paroquianos (Paróquia São José – Atrás da Banca), e também Pe. Antonio Moreno e paroquianos (Paróquia Santa Terezinha – Cohab VI), além de outros presentes (Paróquia Sagrada Família – José e Maria, Paróquia N.Sra. Aparecida – Vila Eduardo, Rainha dos Anjos – Centro).

          Confiram imagens da bênção do Presépio (ZéCA Catequista) no álbum de fotografias e na íntegra entrevista concedida pelo Administrador Paroquial, Pe. Malan à Voz do São Francisco – Emissora Rural AM 730 através do link:

http://am730.com.br/paroquia-sao-paulo-apresenta-presepio-original-e-natural-a-comunidade/

FONTE: ZéCA Catequista

Um comentário: