sábado, 8 de dezembro de 2012

O padre na Igreja



Sex, 07 de Dezembro de 2012 09:04 por: cnbb

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No sábado, dia 8 de dezembro, em Gramado Xavier, terei a alegria de ordenar presbítero ao diácono Lucas Del Osbel. Para nós, bispos, este é sempre um momento muito especial, por estarmos agregando colaboradores para o anúncio do Evangelho que nos é confiado.    
Particularmente para mim, neste momento de nomeações e transferências, é uma graça pelo fato de estar ordenando alguém que irá se juntar ao presbitério da Diocese de Santa Cruz do Sul no serviço ao Povo de Deus das 51 paróquias para as quais devo garantir a nomeação de párocos, além de precisar prover padres para os seminários e os variados serviços diocesanos.

No dia 21 de dezembro também terei o prazer de conferir a ordem do diaconato ao jovem Marcelo Carlesso. Se tudo ocorrer conforme planejamos, ele será ordenado padre ao longo de 2013. Temos ainda o seminarista Joacir Meotti que concluiu os estudos de teologia e estará realizando seu estágio pastoral no próximo ano, com a possibilidade de ser ordenado diácono em maio.

João Paulo II, na Exortação Apostólica Pastore dabo vobis, sobre a formação dos sacerdotes, diz que: “Sem sacerdotes, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração de sua existência e de sua missão na história – a obediência à ordem de Jesus: ‘Ide, pois, ensinai todas as nações’ (Mt 28,19), ou seja, a ordem de anunciar o Evangelho e de renovar todos os dias o sacrifício do seu Corpo entregue e do seu Sangue derramado pela vida do mundo” (nº 1). Mais adiante, no mesmo documento, o Papa afirma que “quanto mais se desenvolve o apostolado dos leigos, tanto mais fortemente é sentida a necessidade de ter sacerdotes que sejam bem formados, sacerdotes santos (...) Quanto mais se aprofunda o sentido da vocação própria dos leigos, tanto mais se evidencia o que é próprio do sacerdócio” (nº 3).

Convido, pois, o povo a render graças a Deus por estes três jovens que escutaram o chamado que lhes foi feito e estão se colocando a serviço da Igreja. Convido também a rezarem pela perseverança destes jovens e a seguirem pedindo a Deus que envie mais operários para a sua messe.

Que Maria Santíssima, a Rainha dos Apóstolos, venerada com a festa da “Imaculada Conceição de Maria” no dia 8 de dezembro, inspire muitos jovens a se colocarem a serviço do seu Filho Jesus na tarefa de levar “o evangelho a toda criatura”. Que ela continue a proteger aquelas pessoas que abraçaram a vocação sacerdotal e cubra com seu manto protetor a aqueles que vamos ordenar!

Dom João Paulo II, rezo: “Mãe de Jesus Cristo, acolhei desde o princípio os chamados, protegei o seu crescimento, acompanhai, na vida e no ministério, os vossos filhos, ó Mãe dos sacerdotes. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário