quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Entrevista: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer


Ter, 04 de Dezembro de 2012 08:07 por: cnbb

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo (SP)
Jornal O SÃO PAULO - Acabamos de comemorar na Liturgia a solenidade de “Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo”. Esta é uma comemoração de cunho político?

Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano - Se o título for bem entendido, podemos dizer que sim. De fato, existe algo em comum na idéia da realeza, aplicada aos reis que conhecemos, e a mesma idéia, aplicada a Cristo; ao mesmo tempo, porém, devemos logo dizer que Jesus é um rei diferente dos reis da terra...
Se os reis e governantes devem ocupar-se da política deste mundo, o Rei soberano, Cristo Jesus, ocupa-se da grande “Política” para a humanidade, que diz respeito à vida, à verdade, à justiça, ao amor, à misericórdia, ao perdão e à felicidade - realizadas em sua plenitude. É o que nós chamamos de “salvação”. O reino de Cristo e de Deus não se coloca entre os reinos da terra, nem compete com eles, mas é a expressão máxima de todo o bem que deve ser buscado pelos reis e governantes da terra.

O SÃO PAULO - Jesus disse, diante de Pilatos: “o meu reino não é deste mundo”. Onde está, então, o reino de Cristo?
Dom Odilo - Jesus empregou muitas vezes a expressão “reino de Deus” e também falou aos discípulos que o reino de Deus não deve ser buscado em algum lugar específico, mas  que “já está no meio de vós”. Significa, então, que o reino de Cristo e de Deus está em toda parte e envolve tudo. De fato, todo o mundo e a vida inteira do homem, tudo já está no reino de Deus, mas pode acontecer que nós não aceitamos ter parte nesse reino e tentamos viver “fora” do reino de Deus. A “soberania” de Deus se estende sobre todo universo, mas o homem é tentado continuamente a não reconhecer essa soberania e a proclamar-se, ele próprio, como “senhor” e soberano.
O SÃO PAULO - Jesus também afirmou, diante de Pilatos: “quem é da verdade ouve a minha voz”. Como se relaciona esta referência à verdade com a afirmação que Jesus é “rei”?
Dom Odilo - O papa Bento 16 falou justamente sobre isso na sua homilia na basílica de São Pedro, no Domingo de Cristo Rei, dizendo que a verdade é uma das principais características do reino de Cristo e de Deus; e convidou os fiéis da Igreja a serem firmes testemunhas e seguidores da verdade de Deus para o mundo. O reino de Jesus não como o reino de César, que Pilatos servia. A “verdade”, da qual Jesus fala e Pilatos não entende, refere-se ao sentido mais profundo e definitivo da vida do homem e das coisas deste mundo; é a compreensão de todas as coisas a partir da luz de Deus, do desígnio amoroso de Deus. Jesus veio para chamar a humanidade toda para essa “verdade”, tornando-se ele próprio o caminho que conduz para ela e que leva, finalmente, à vida. A verdade, na afirmação de Jesus, identifica-se com o próprio Deus. Quem, sinceramente, busca a verdade, deixa-se conduzir por Jesus e encontra o próprio Deus.
O SÃO PAULO - O que faz parte do reino de Deus, que Jesus anunciou e ao qual ele convidou a aderir?
Dom Odilo - São Paulo fala do reino de Deus como sendo um reino de vida e verdade, de justiça, caridade e paz.  A Cristo Rei aplica-se a imagem do “rei pastor e guia” – o Bom Pastor, que caminha à frente do seu povo e que veio para que as ovelhas tenham vida em abundância; do “rei redentor”, que  resgata a restitui a liberdade e a dignidade aos que haviam perdido essa condição; do “rei legislador”, que dá leis sábias a seu povo; do “rei mestre e modelo”, que ensina seu povo pela própria vida e convida a imitá-lo; do “rei juiz justo”, que toma a defesa dos fracos e oprimidos e que julgará a todos com equidade no final da nossa vida e no final da história; do “rei triunfante e glorioso”, que acolhe a todos os bons discípulos e filhos do reino no banquete festivo da vida eterna... Nada do que é mau e desonesto faz parte do reino de Deus; tudo o que é bom e digno do homem e de Deus faz parte do reino que Cristo anunciou, dizendo: “o reino de Deus já está no meio de vós!”
O SÃO PAULO - Portanto, o reino de Cristo e de Deus nos diz respeito também?
Dom Odilo - É isso mesmo. O reino de Deus foi anunciado por Jesus como o supremo bem para o homem; como a pérola preciosa, ou o tesouro escondido no campo, que causa a maior  alegria a quem o encontra e faz vender tudo, ou renunciar a tudo, para conseguir esse tesouro; “entrar” no reino de Deus, de fato, significa acolher o próprio Deus em nossa vida e, como conseqüência, leva a dar o verdadeiro sentido e valor a todas as coisas e a orientar toda a vida para Deus; “entrar” no reino de Cristo e de Deus significa acolher, já nesta vida, a vida eterna!

O SÃO PAULO - É certo dizer que nós “construímos” o reino de Deus neste mundo?
Dom Odilo - Há algo de certo e algo de equivocado nessa afirmação. De fato, o reino de Deus é um dom de Deus para o homem, que o homem deve acolher com alegria e gratidão; neste sentido, não somos nós que suscitamos o reino de Cristo e de Deus com nossas ações. Mas também é verdade que Deus chama a todos nós para sermos “mensageiros do reino” e, portanto, colaboradores de Deus, para que seu reino se estenda a todos e seja acolhido por todos. Como discípulos” do reino de Deus, somos chamados a trabalhar para que todas as coisas sejam ordenadas neste mundo em conformidade com o reino de Deus.

O SÃO PAULO - É este o significado da expressão que apareceu na oração final da Missa de Cristo Rei – “restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo”?
Dom Odilo - Sim, é isso mesmo. Pelo pecado, entrou a desordem na vida do homem e do mundo; um outro “poder” , justamente o do “Tentador” e “enganador”, colocou todas as coisas sob o domínio da vaidade e da falsidade, conforme afirma São Paulo. Pelo poder de Cristo Rei e pela lei suprema do reino de Deus, todas coisas podem encontrar novamente a sua “verdade”, que coincide com seu bem e sua felicidade suprema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário