sexta-feira, 15 de março de 2013

Pastoral dos Pescadores realiza Assembleia Nacional em Recife




IMG 1395
 A Assembleia Nacional da Pastoral dos Pescadores, realizada de 12 a 16 de março, em Recife (PE), conta com a representação de 18 estados brasileiros. As atividades se concentram em dois grandes eixos, o da formação que trata da análise de conjuntura, sindicalismo, direitos dos pescadores, geração de trabalho e renda; e avaliação, com reflexão institucional, das prioridades da pastoral e política interna. Dom José Luis Sales, bispo de Pesqueira (PE) e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e Paz da CNBB, participam dos trabalhos da assembleia.

Maria José Pacheco, secretária nacional da Pastoral dos Pescadores, avalia de forma positiva a assembleia, considerando oportuno o momento para olhar a realidade dos pescadores do Brasil. “É bastante desafiadora, tendo em vista o modelo de desenvolvimento adotado pelos governantes e iniciativa privada no país que destrói os recursos naturais e tenta inviabilizar o modo de vida das comunidades produzindo violência, exclusão, graves violações de direitos em todo território nacional”, explica a Maria José.
Nesta perspectiva, a assembleia possibilita aos agentes de pastorais, pescadores e pescadoras avaliarem os avanços e dificuldades dos trabalhos de 2012, na busca de perspectivas para atuação neste ano. De acordo com a secretária, uma das propostas da pastoral é sensibilizar a sociedade e a Igreja para apoiar a Campanha Nacional pela defesa do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. “Esta é uma proposta de lei de iniciativa popular que precisa de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros, que só é possível com a solidariedade de muitos grupos, a fim de garantir às comunidades pesqueiras o direito à permanência em seus territórios”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário