sexta-feira, 15 de março de 2013

Habemus Papam!




Sex, 15 de Março de 2013 08:25 por: cnbb

Dom Dirceu Vegini
Bispo de Foz do Iguaçu - PR.

“Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!”
Nos alegramos muito, porque pela graça e bondade de Deus, e pela força do Espírito Santo, a Igreja tem novamente seu pastor visível.

Santo Padre Francisco, nos regozijamos com vossa eleição, a vontade do Senhor se manifestou e vos escolheu e enviou para conduzir a Barca de Pedro.


“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,18-19). É o convite e o mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo que se repete e é refeito a Sua Santidade, que com amor, zelo e carinho, humildemente aceitou o múnus de pastorear a Igreja Universal.

“O Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis.” (LG, 23). Pelo amor a Cristo, em nossa vocação de batizados nos unimos à família dos filhos de Deus. Reafirmamos nossa obediência, reverência,solicitude e atenção a tudo aquilo que o Romano Pontífice ensina e exorta, delibera e clarifica em sua infalibilidade.

Que o Espírito Santo o conduza no múnus de ensinar, santificar e governar a Igreja Universal a partir da Cátedra de Pedro. Desde já vos amamos Servo dos Servos de Deus, vos reverenciamos Sumo Pontífice, permanecemos em oração por sua Santidade e contamos com vossas orações. Revela para nós o rosto amoroso e misericordioso do Senhor. Ensinai-nos, como Cristo, a nos colocarmos a serviço.

Papa Francisco, desde já o aguardamos ansiosamente para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, para nós será uma grande oportunidade de Evangelizar os jovens e de crescer o amor e a fé de todos eles por Jesus Cristo e pela sua Igreja. Acolhemos-vos de braços abertos, tal qual o Cristo Redentor da cidade do Rio de Janeiro e esperamos vosso envio para fazer discípulos todos os povos.

Santíssimo Padre, Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, Doce Cristo na Terra, a Trindade Santa respondeu ao apelo de todos nós, apelo este que foi solenemente entoado pelos cardeais ao ingressarem no conclave: “Veni Creator Spiritus” e nos concedeu um Pontífice para a Sacrossanta Igreja Romana, conte com nosso amor e nossa fidelidade, que possamos todos sob a vossa guia chegar à plena comunhão e participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário