sexta-feira, 15 de março de 2013

Francisco é o novo Papa

Sex, 15 de Março de 2013 10:03 por: cnbb

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

A partir das 3 horas da tarde do dia 13 de março de 2013, durante mais de uma hora, os holofotes da imprensa mundial se voltaram para a capela Sistina, em Roma, onde a fumaça branca anunciara que os cardeais haviam conseguido eleger um novo Pontífice para a Igreja Católica Romana.
Os sinos da basílica de São Pedro e das igrejas do mundo inteiro faziam eco à alegre notícia da escolha. A expectativa sobre o nome do cardeal escolhido foi tomando vulto até as 4h23min, quando se abriu a janela da Basílica de São Pedro e foi anunciado que o escolhido fora Dom Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires.

Dom Bergoglio não figurava na lista dos principais candidatos a Papa, o que mostra que a escolha não é feita apenas em base a critérios humanos. Em sua biografia consta que havia estudado engenharia química, filosofia e teologia com doutorado na Alemanha. Conhecido como homem de hábitos simples e posições firmes, é devotado ao cuidado dos pobres. O ineditismo fica por conta de ser o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a ser eleito Papa. Além disso, é o primeiro Papa a adotar o nome de Francisco.

Confesso que minha primeira impressão com a sua aparição na janela da Basílica de São Pedro em Roma foi de alegria e esperança. Apesar dos seus 76 anos de idade soube cativar a multidão com seu sorriso e suas palavras de afeto. Acredito ser a pessoa certa para a Igreja no atual momento da história. Fez-me lembrar de João Paulo I e também, porque não dizer, de João XXIII, o Papa que propôs uma renovação da Igreja ao convocar o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Como povo católico, cabe a nós acolher o nosso novo guia espiritual. A partir de agora, assim como Francisco pediu em sua primeira manifestação pública, somos convidados a rezar por ele, e ele, por sua vez, vai nos confirmar na fé através de suas palavras e orações. Muitas vezes, certamente, vamos ter a alegria de ser abençoados por ele, assim como o fez na tarde deste memorável 13 de março. Contaremos com a sua presença na Jornada Mundial da Juventude, no mês de julho, no Rio de Janeiro, quando os jovens da nossa região poderão ter seu encontro com o afável Papa Francisco.

A sede do Papa, em Roma, já não mais está vaga. A partir de agora, ela está sendo ocupada por Francisco. Conforme afirmação da Lumen Gentium (nº 23), temos novamente um princípio e fundamento da unidade da Igreja. Por causa disso, convido o povo católico da região a caminhar na unidade com o Papa, mesmo que suas palavras nem sempre sejam as mais agradáveis. O tempo da quaresma nos faz lembrar que as palavras do nosso Mestre Jesus de Nazaré também não foram sempre do agrado de todas as pessoas. Aliás, muitas vezes, elas desagradaram aos detentores do poder e aos mestres da Lei.
Assim como os sinos das igrejas anunciaram festivamente a eleição do novo Papa em todas as igrejas da Diocese de Santa Cruz do Sul, peço que, neste final de semana as comunidades, atendendo o seu primeiro pedido como Papa, rezem, nas celebrações por ele, dando assim as boas vindas ao nosso novo guia espiritual.
Que Deus ilumine os passos do Papa Francisco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário