sexta-feira, 21 de junho de 2013

CNBB: Avaliação da 51ª AG



Qui, 20 de Junho de 2013 11:40 por: cnbb

Os participantes da reunião do Conselho Permanente fizeram, na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, avaliação geral da última assembleia da Conferência realizada de 10 a 19 de abril de 2013, em Aparecida. A maioria considerou que o encontro foi, no seu conjunto, muito bem avaliado.
Comissão especial analisou as respostas
dos bispos que participaram da assembleia. Alguns destaques: 98% dos bispos entenderam que a apresentação da Jornada Mundial da Juventude ficou entre os conceitos de “ótimo” e “bom”; todos os itens relacionados à organização da assembleia, especialmente a condução dos trabalhos, mais de 80% consideraram entre “bom” e “ótimo”; mais de 90% dos bispos consideraram entre “bom” e “ótimo” a atuação dos secretários regionais e dos assessores da CNBB.
Em nome da comissão, padre Geraldo Martins, assessor de política, e Geraldo Aguiar, assessor da Comissão do Laicato apresentaram as avaliações dos bispos ao Conselho. Eles levantaram o fato de que grande parte dos bispos considerou a pauta temática bastante carregada. Algumas sugestões destacadas: mais tempo para as reuniões reservadas; mais tempo para reuniões com as Comissões Episcopais para Pastoral e que comece na terça-feira, e não na quarta como foi neste ano de 2013.
Dom Luiz Gonzaga da Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e presidente do regional Nordeste 3, lembrou a importância de se valorizar atitudes de sustentabilidade na ocupação dos alojamentos durante a assembleia. Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE), realçou a avaliação, tanto positivo ou menos positivo, dos testemunhos dados durante a celebração diária da Eucaristia. Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO), presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, considerou que há um grande esforço por parte do Secretariado Geral em buscar economias para facilitar a participação dos bispos na assembleia geral.
Dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba (PI) e presidente do regional Nordeste 4, destacou a atitude de vários bispos que colaboram com os colegas no pagamento das despesas do encontro. Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas (RS) e presidente da Comissão Episcopal para animação Bíblica e Catequética, recordou que seria preciso considerar o equilíbrio da pauta observando os pilares eclesiais: catequese, liturgia e caridade. Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, destacou a importância de se encontrar caminhos para pequenos cortes nas despesas para que resulte em custos menores. Sobre a pauta, dom Sergio lembrou que seria preciso levar em conta que vários temas de grande peso comprometem a produtividade da reflexão dos bispos como ocorreu este ano com a discussão sobre três grandes textos.
No final da sessão de avaliação, dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretario geral da CNBB, fez uma série de considerações dando informações sobre os balanços finais do encontro de 2013, entre elas, o pedido de que os encontros dos regionais possam ecoar mais no conjunto da assembleia, e chamou a atenção para a preparação para a assembleia de 2014. O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, fez ampla avaliação sobre as observações feitas em plenário sobre o conjunto do encontro dando especial acento no esforço para economizar, melhorar o acolhimento e fazer com que a assembleia seja melhor, a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário