Sáb, 15
de Junho de 2013 00:00 por: cnbb
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Na liturgia deste décimo primeiro domingo do Tempo
Comum a Mãe Igreja nos apresenta a importância do arrependimento e a
experiência da misericórdia de Deus! O Papa Francisco tem insistido sobre o
assunto, recordando que Deus nunca se cansa de perdoar. Neste domingo, após
ouvirmos o arrependimento de Davi, que cai em si diante do profeta Natã, e
sobre a justificação pela fé em Cristo, o Evangelho nos introduz no contexto de
alguém que se julga justo e da mulher notoriamente conhecida como de má fama,
que demonstra diante de todos, aos pés de Jesus, seu arrependimento.
São visíveis os sinais
de arrependimento e
contrição: levou um vaso de alabastro de perfume, pôs-se atrás de Jesus, junto
aos seus pés, chorando, e começou a banhá-los com lágrimas, e enxugava-os com
os cabelos da sua cabeça, e os beijava e os ungia com o perfume. Sabemos o que
se passava no seu íntimo pelas palavras que o Senhor disse: Amou muito! Mostrou
que professava por Jesus uma veneração sem limites. Esqueceu-se dos outros e de
si mesma; só Cristo é que lhe importava.
O Evangelho fala de quatro ações feitas pela mulher
pecadora: banhar os pés com as lágrimas; enxugar com os cabelos; beijar
continuamente os pés de Jesus e ungir com perfume.
Segundo a tradição da época, era costume lavar com
água morna os pés das visitas após estas ficarem descalças, como vemos na ação
de Jesus na última ceia (Jo 13, 3), a exemplo de Abraão (Gn 18, 4), ação
que terminava com enxugá-los com uma toalha (Jo 12.3). Também os hóspedes
lavavam suas mãos, como rito de purificação antes da comida (Mt 15, 2). A unção
com perfumes era feita na cabeça do comensal.
Os pés foram ungidos. Ungir os pés era uma
preparação medicamentosa de uso externo, feita à base de ceras e resinas.
Ao entrar no jantar, a mulher causa um grande
mal-estar entre todos, principalmente ao dono da casa que se frustra com Jesus,
pois o fariseu acreditava que um profeta deveria conhecer a conduta de cada
pessoa para evitar o contato com os impuros. Jesus percebe o que Simão pensa e
propõe uma parábola (Lc 7,40-41). Diz Jesus que os dois devedores foram
perdoados de suas dívidas na totalidade. Um devia 500 moedas e outro dez vezes
menos. Jesus pergunta a Simão: qual dos dois estará mais agradecido? Sabemos
qual foi a óbvia resposta.
Poderíamos refletir com Jesus: “Tu devias ter me
lavado os pés (Gn 18, 4), dado o beijo de reconhecimento como profeta que
pensavas que eu era (Ex 4, 27): como hóspede nem me ungiste a cabeça com óleo,
como é costume (Sl 23, 5), e nada disto fizeste. Ela, pelo contrário, fez tudo
de forma excelente. Por isso, podemos deduzir que foi ela a quem muito se
perdoou pois muito agradeceu”. E Jesus conclui: os muitos pecados que ela
cometeu estão perdoados, por que ela mostrou muito amor.
Jesus mostra o contraste entre o fariseu e a
pecadora. O fariseu se julga justo e arrogante a ponto de infligir as regras de
boa educação. Ela, porém, transbordou em sinais de gratidão, provando que seus
pecados haviam sidos perdoados. O grande ensinamento de Jesus, segundo Lucas, é
que o fariseu não entendeu o que é a justiça de Deus. Não é uma conquista dos
homens, mas dom gratuito de um Pai misericordioso que ama seus filhos. E, nesse
aspecto, a segunda leitura deste domingo assim nos ilumina.
Portanto, a grande lição deste domingo que a Igreja
propõe para cada um de nós é o arrependimento de nossos pecados. Nesses últimos
meses tenho insistido muito para que em nossas comunidades seja favorecido o
atendimento das confissões. Que os sacerdotes possam ser propícios também na
direção espiritual de nossos fiéis. Que a confissão seja este momento bonito,
como o encontro da pecadora que veio lavar com perfume de qualidade os pés de
Jesus.
O sacramento da penitência deve nos conduzir a uma
nova vida. Quando nossos pecados são perdoados é oferecido ao penitente
arrependido um novo caminho, digno de ir ao encontro do Ressuscitado. São
Lucas, por causa da atitude daquela mulher, coloca-a como exemplo para todos
nós. Isso pode soar-nos estranho se estivermos ainda acostumados a pensar com a
mente dos fariseus. Não compreendemos a profundidade do ensinamento de Lucas,
que denomina aquela mulher apenas como pecadora, a mesma condição de cada um de
nós. Esta mulher é colocada como exemplo de conversão para todos os cristãos. A
proposta do Reino de Deus, para Lucas, passa pela conversão. Os pecados da
mulher foram perdoados e justificados por que ela demonstrou muito amor. A
verdadeira conversão é manifestada pelo amor que se traduz pelas obras.
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