terça-feira, 18 de junho de 2013

CNBB realiza Assembleia anual do Conselho Episcopal Regional (CONSER).



Seg, 17 de Junho de 2013 13:23 / Atualizado - Seg, 17 de Junho de 2013 13:26 por: cnbb

Nos meses de maio e junho, diversos regionais da CNBB realizam Assembleia anual do Conselho Episcopal Regional (CONSER). Temas atuais estão na pauta das discussões apresentadas pelos bispos do Brasil. Os bispos do Regional Sul 1 (São Paulo), durante a 76ª Assembleia, de 10 a 12 de junho, trataram do tema “Ano da Fé – A Transmissão da Fé”.
O subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB, Pe. Francisco de Assis Wlock acompanhou os trabalhos. O presidente do regional, cardeal dom Odilo Pedro Scherer apresentou constatações em documento da Igreja sobre a fé e a Nova Evangelização. “Não se pode considerar a Evangelização como algo consumado, mas é necessário evangelizar de novo, evangelizar sempre”, disse o cardeal.
O arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis falou da alegria em receber a Assembleia em Aparecida, em especial refletindo um tema tão propício ao momento de renovação em que vive a Igreja. Em uma das intervenções, dom Luis Demétrio Valentini, bispo de Jales (SP) destacou que “a América Latina é o continente que quer ser cristão, o continente que se assume como cristão; somos um povo que quer ser Igreja”.
Nesta mesma perspectiva sobre a evangelização, realizou-se a Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), de 03 a 05 de junho. Cerca de 40 arcebispos, bispos e bispos eméritos participaram do encontro para Análise de Conjuntura. O bispo de Colatina (ES) e vice-presidente do Regional Leste 2, dom Décio Sossai Zandonade presidiu as sessões de trabalho junto com o secretário e bispo de Sete Lagoas (MG), dom Guilherme Porto. Concomitante à Assembleia, o Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral apresentou estudo “Paróquias Revitalizadas à luz de Aparecida: Subsídio para buscar a revitalização das paróquias do Regional Leste 2”.
Já a problemática da situação carcerária em Minas Gerais esteve na pauta da Assembleia do Conselho Regional do Leste 2 (Belo Horizonte). Em 6 de junho, os bispos emitiram nota manifestando preocupação com o sistema penitenciário, onde reafirmaram total apoio à Pastoral Carcerária. O documento foi entregue ao governador do Estado, Antônio Anastasia, em audiência. “A insuficiente atenção para com o sistema penitenciário, sem dúvida, não contribui para essa paz social e é pouco eficaz para realizar um autentico processo de reeducação e reinserção dos detentos na vida da sociedade, embora reconheçamos os esforços inclusive de policiais e agentes penitenciários, no árduo serviço da segurança pública”, conforme nota.
Por outro lado, o Regional Nordeste 5 (São Luís), os bispos foram motivados pelo tema “O papel da comunicação e sua influência na cultura”, onde refletiram os conflitos e confrontos culturais presentes na região. Durante a Assembleia, de 3 e 5 de maio, os bispos acompanharam uma análise da conjuntura social do Maranhão. Entre os desafios levantados pelos participantes, os grupos debateram os grandes projetos que causam graves impactos na região, sobretudo nas terras indígenas e nos territórios dos camponeses e das comunidades tradicionais (quilombolas, pescadores, extrativistas, ribeirinho). Dom Armando Guttierre, bispo de Bacabal, apresentou síntese dos trabalhos de grupos com respostas aos desafios para dioceses, movimentos e pastorais considerando o Plano de Pastoral.
E, motivados pelo Documento de Aparecida, “Paróquia Rede de Comunidades” foi tema da Assembleia do CONSER do Regional Nordeste I (Ceará), de 4 e 5 de maio. Os bispos se reuniram com coordenadores das pastorais, organismos, movimentos da diocese. Uma reflexão pastoral sobre o cenário religioso no Brasil foi apresentada ao episcopado. O presidente do Regional Nordeste I, dom José Haring disse que o CONSER “ajudou a perceber que nós católicos devemos superar nossas falhas de estarmos pouco nas periferias das cidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário