sábado, 22 de setembro de 2012

Viva os Romeiros de Santa Cruz!


Qui, 20 de Setembro de 2012 15:45 / Atualizado - Qui, 20 de Setembro de 2012 15:46 por: cnbb

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
No domingo passado, dia 9 de setembro, realizamos a 11ª Romaria da Santa Cruz. Tudo estava preparado no Seminário São João Batista para que a Romaria pudesse ser perfeita. Ao amanhecer do domingo, quando as caravanas já estavam a caminho, uma pancada de chuva levou a equipe organizadora a mudar a programação. Em vez de fazer a caminhada da Igreja Santos Mártires das Missões até o Seminário, a programação deveria se desenvolver toda ela no entorno da Igreja local. E foi aí que às 9 horas da manhã foi feita a acolhida aos participantes. Nas 51 cruzes que vieram das paróquias estavam as listas com os nomes de 9.339 doentes pelos quais rezamos na Romaria. As comarcas se encarregaram de apresentar os 11 traços que caracterizam o rosto da Igreja diocesana. A equipe de animação dinamizou os cantos e propôs refrões para animar os romeiros.

Na missa, que aconteceu simultaneamente no salão paroquial e na igreja, fomos convidados a nos colocar aos pés da cruz de Jesus junto com Maria Santíssima, buscando “a cura de nossas doenças e a libertação de todos os males”. Lembramos as pessoas que agonizam nos leitos dos hospitais, asilos, casas geriátricas ou em suas casas. Rezamos pelas pessoas que tomam conta dos doentes e renovamos o nosso compromisso de trabalhar “para que a saúde se difunda sobre a terra”.  Vários romeiros aproveitaram o momento para agradecer a Deus a graça da saúde obtida. Outros tantos aproveitaram a Romaria para pedir a saúde espiritual e o perdão dos pecados, cientes de que “se a nossa alma está doente, nada está bem”. Ao final da missa, padres, diáconos e bispos deram a  benção da saúde individual aos presentes. Aos doentes listados nas cruzes trazidas das paróquias, foi enviada uma lembrança com a oração de benção, que poderá ser feita em seus lares, como prolongamento da Romaria.
A Romaria da Santa Cruz é sempre uma grande manifestação de fé do povo diocesano. Ela retoma o núcleo central da fé cristã que é a afirmação da Páscoa de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. Por isso, a Romaria é especial oportunidade para renovar e confirmar a fé e os compromissos do nosso batismo, firmando-nos no seguimento de Jesus Cristo que convida: “Quem quiser vir após mim, tome a sua cruz e me siga” (Mc 8,34).
A Romaria não aconteceu como havíamos planejado. A instabilidade do tempo nos obrigou a adotar o “plano b”. Mas tenho certeza de que ela ajudou em muito a firmarmos a nossa identidade em torno da cruz de Jesus. É aí que os doentes encontram conforto e o povo das comunidades se sente Diocese. Como bispo, agradeço a todas as pessoas que participaram da Romaria e a aquelas pessoas que trabalharam para que ela pudesse acontecer. No dia 8 de setembro de 2013, voltaremos a nos reunir na 12ª Romaria da Santa Cruz.  Desde já fica nosso convite para fazermos daquela Romaria, o grande ato de fé do povo diocesano dentro do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, e que será oficialmente aberto no dia 11 de outubro.
Em torno da Cruz de Jesus, vamos continuar a fortalecer a nossa espiritualidade e a consciência de sermos “Povo de Deus a Caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário