terça-feira, 25 de setembro de 2012

Papa fala de Ética na Política


Fonte: Seg, 24 de Setembro de 2012 11:02 por: CNBB/RADIO VATICANO

O Papa Bento XVI recebeu na manhã do sábado, 22 de setembro, na Sala dos Suíços, na residência Apostólica de Castel Gandolfo os 110 participantes do encontro do Comitê Executivo da Internacional Democracia-Cristã. Na ocasião, ele afirmou que é no espírito de confiança e sem desânimo que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético.

No seu discurso o Papa recordou que se passaram 5 anos do último encontro e neste tempo o compromisso dos cristãos na sociedade continuou a ser vivaz fermento para melhorar as relações humanas e condições de vida. Este compromisso não deve conhecer flexões ou limites, mas ao contrário deve ser ampliado com renovada vitalidade, levando em consideração, em certos casos, o agravamento dos problemas que enfrentamos.

Destaque cada vez mais crescente – disse o Papa - assume a atual situação econômica, cuja complexidade e gravidade justamente preocupa, mas diante da qual o cristão é chamado a agir e a se exprimir com espírito profético, capaz de colher nas mudanças em
andamento a incessante e misteriosa presença de Deus na história, assumindo assim com realismo, confiança e esperança as novas emergentes responsabilidades. “A crise obriga-nos a projetar de novo o nosso caminho, a impor-nos novas regras e a encontrar novas formas de compromisso, tornando-se assim uma oportunidade de discernimento e de novo planejamento”.

É neste espírito, com confiança e sem desânimo – disse Bento XVI - que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético, cuja ausência no campo econômico contribuiu para a atual crise financeira global. A contribuição política e institucional que os senhores dão não poderá, portanto, limitar-se a responder às necessidades urgentes de uma lógica de mercado, mas deve continuar a assumir como central e essencial a busca do bem comum, como também a promoção e proteção da inalienável dignidade da pessoa humana.

Em seguida o Papa afirmou que, infelizmente são muitas e rumorosas as ofertas de respostas imediatas, superficiais e de breve respiro às necessidades mais fundamentais e profundas da pessoa.

Os âmbitos nos quais se exercita este decisivo discernimento são precisamente os concernentes aos interesses mais vitais e delicados da pessoa, ali onde se fazem as escolhas fundamentais inerentes ao sentido da vida e busca da felicidade. Tais âmbitos, por sua vez, não são separados, mas profundamente ligados, e exite entre eles um contínuo respeito da dignidade transcendente da pessoa humana, enraizada no seu ser imagem do Criador e fim último de toda jusitça social autenticamente humana.

O resepeito pela vida em todas as suas fases, desde a concepção ao fim natural – com consequente rejeição do aborto procurado, da eutanásia e de toda prática eugenética – é um compromisso que se entrelaça de fato com o do respeito pelo matrimônio, como união indissolúvel entre um homem e uma mulher e como fundamento da comunidade de vida familiar.

É na família, “fundada no matrimônio e aberta à vida”, que a pessoa experimenta a partilha, o respeito e o amor gratuito, recebendo ao mesmo tempo – da criança enferma, ao ancião – a solidariedade que necessita. E é ainda a família que constitui o principal e mais incisivo lugar educativo da pessoa, através dos pais que se colocam ao serviço dos filhos para ajudá-los a crescer da melhor forma possível. A família, célula originária da sociedade, é portanto raíz que alimenta não só cada pessoa, mas também as bases da convivência social.

E o Papa adverte: um autêntico progresso da sociedade humana não poderá deixar de lado políticas de tutela e promoção do matrimônio e da comunidade, políticas que cabem não só aos Estados mas também à Comunidade Internacional, para inverter a tendência de um crescente isolamento da pessoa, fonte de sofrimento e de insensibilidade seja para o indivíduo seja para a própria comunidade.

O Papa chamou ainda a atenção para o fato de que “se é verdade que a defesa e a promoção da dingidade da pessoa humana são responsáveis os homens e mulheres de qualquer conjunta da história”, é também verdade que tal responsabilidade concerne de modo particular àqueles que são chamados a desempenhar um papel de representação. Eles, se animados pela fé, devem ser “capazes de transmitir às gerações futuras razões de vida e de esperança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário