sábado, 1 de setembro de 2012

Ser Discipulo


http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=KBL&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1366&bih=703&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=u_aPPbIqvA877M:&imgrefurl=http://pcoracaodemaria.webnode.com.br/news/ser-discipulo-do-senhor-e-ser-sua-testemunha/&imgurl=http://files.pcoracaodemaria.webnode.com.br/200000019-1422614a0c/thumb.jpg&w=350&h=297&ei=VrpCUOTWIons0gHN_ICACw&zoom=1&iact=hc&vpx=191&vpy=97&dur=40&hovh=207&hovw=244&tx=137&ty=94&sig=104718306224202409916&page=4&tbnh=158&tbnw=186&start=64&ndsp=24&ved=1t:429,r:0,s:64,i:280

Graça e Paz!

Devemos, urgentemente, tomar a consciência do ser discípulo. E para isso, precisa-se retomar o caminho e seguir as pegadas do Divino Mestre deixadas na história da humanidade e na vida de tantos homens e mulheres durante os séculos. É hora de calar e se colocar em inteira atenção a suas palavras.

“Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir” (Jr. 20, 7). Essa é a verdadeira experiência que o ser discípulo faz com o Senhor: de ser seduzido. E a partir disto, tornar-se todo Dele. Não é discípulo o mero ouvinte de Jesus. O verdadeiro discípulo é aquele que configura sua vida ao ensinamento do Mestre a partir da experiência de pôr o ouvido no Seu coração e escutar o palpitar da Sua vontade divina, como fez João, o discípulo amado, na santa ceia.

O discípulo não se possui, mas tem sua alma agarrada inteiramente Nele e tem como sustento Sua mão forte. Esse discipulado consiste em primeiro renunciar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. É fazer a vontade Dele, e não mais a vontade própria. É ser um testemunho de Jesus, que vive e reina para sempre em mim e nos irmãos. É como diz a música “eu quero estar em tuas mãos oh pai, eu quero depender de ti”.

É depender dele, todo dele. Não é fácil, e a prova disso é que o caminho é a cruz, ou seja, é o sofrimento, é a renuncia constante, é doação e entrega total, e isso quem ensina é o próprio Cristo. Mas, no fim de toda cruz, tem a sua ressurreição, e está é a alegria do discípulo, é que ao final de tudo, terá a recompensa devida, ou seja: o céu.

Fernando Pessoa diz que "há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

Que Deus, ajude a nos abandonarmos e sermos, de verdade, discípulos seus e de não ficarmos a margem de nós mesmo. E como Maria, possamos sempre está de pé diante de tudo aquilo que nos é reservado nesta vida. Jesus diz que: “retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta” (Mt. 16, 27). O senhor reserva a todos o seus discípulos e discípulas o céu, como já foi dito, mas a nossa conduta, hoje, é digna de tal recompensa?

Deus abençoe!

José Nathanael Carvalho Vasconcelos
Graduando em Filosofia Licenciatura Plena
Universidade Federal de Alagoas
 
FONTE: http://maedasdores.com.br/juventude/ser-discipulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário