terça-feira, 25 de setembro de 2012

Levanta-te e come!


Ter, 25 de Setembro de 2012 10:30 por: cnbb

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)
Popularmente se diz: “Saco vazio não para em pé”, ou seja, para se caminhar ou realizar algo é preciso alimentar-se.  Foi o que um anjo falou para Elias, que estava desanimado e sem força para caminhar: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1 Reis 19,7). Depois de comer pela segunda vez o profeta andou quarenta quilômetros para realizar a missão indicada pelo anjo.

Todo ser humano tem sua missão a cumprir, inerente à sua dignidade, isto é, a de se realizar já aqui na terra, com a perspectiva do eterno. Para isso, deve ajudar a conseguir  suporte para uma vida de sentido, com meios materiais, culturais e espirituais para sua caminhada realizadora. O cultivo da terra e dos dons é indispensável para o serviço a cada um. Ninguém é uma ilha autossuficiente. Cada um tem compromisso de promover a vida e a dignidade do semelhante para ter um resultado positivo também para si. Quem acumula possibilidades em detrimento ou com o que seria dos outros não desenvolve a missão de contribuir com a caminhada existencial de todos. Por isso é que temos
injustiças, fome, miséria, guerras ,  todo tipo de desordem social e degradação do meio ambiente. Quando falta solidariedade há inanição, quebra da possibilidade de muitos cumprirem a própria missão de atingir seu objetivo realizador na vida.

Com as virtudes humanas e sobrenaturais a pessoa se desenvolve com alegria e  benignidade. S. Paulo lembra tais virtudes: “Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente... Sede imitadores de Deus... Vivei no amor” (Efésios 4, 32; 5,1.2).  Cada um é marcado pelo Espírito Santo para a própria libertação (Cf. Efésios 4,30).

Mas só o alimento material não é suficiente para o ser humano se realizar plenamente. É preciso o alimento consistente da graça de Deus. Mais: Alimentar-se do próprio Deus é possível e necessário,  como Jesus fala e realiza. Ele se faz alimento para nós: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.  Nem todos  comem desse alimento. Daí a missão de fazê-lo conhecido, aceito e utilizado por quem quer viver a vida diferenciada do Cristo. Mas Ele desafia quem O segue para uma vida de sentido, assumindo a missão de também dar vida aos outros, no amor e na justiça compartilhados.

Não basta comungar da Eucaristia. É preciso aceitar seguir o que o divino hóspede indicar. É importante receber o alimento, mas a finalidade dele é para termos força suficiente para caminharmos e levarmos a termo nossa missão de transformar a convivência humana e realizadora para todos, com os novos critérios de fraternidade. A grande caminhada existencial exige ser abastecida com o alimento suficiente e adequado. Temos o grande desafio de implantar os critérios de convivência sadia para todos: formar famílias de real base de formação integral; fazer da política um instrumento de implantação da cidadania para todos; utilizar os frutos do desenvolvimento para um real serviço à pessoa humana... Para tanto, os meios de subsistência material, espiritual e cultural devem ser democratizados, a ponto de todos os terem acessíveis.

FONTE: http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/dom-jose-alberto-moura/10375--caminhar-alimentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário