domingo, 2 de setembro de 2012

Candidatos: defendam a vida!

|
Em atenção à saúde da gestante e do nascituro, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante atendimento pré-natal e assistência para o parto às gestantes. A estimativa do MS é que ainda em 2012 um milhão de gestantes (40% das usuárias do SUS) receberá atendimento, incluindo o apoio de até R$ 50,00 para seu deslocamento. Em 2013 estima-se o benefício para 2,4 milhões de gestantes. Por meio de voluntárias que visitam regularmente as gestantes, a Pastoral da Criança (PC) tem larga experiência nesse campo. As gestantes são acompanhadas (ao menos) por 3 visitas pré-natais. As atividades características e essenciais utilizadas pela PC evitam uma série de doenças para a gestante e para o nascituro, inclusive evita-se o risco do abortamento.
É oportuno que os governos municipais cadastrem-se no MS pelo programa Rede Cegonha, garantindo recursos para as gestantes carentes. A maioria delas não consegue um acompanhamento adequado no delicado período da gestação. É preciso orientá-las e incentivá-las para que tenham acesso aos alimentos nutrientes, evitando desnutrição delas e do bebê ou a tendência à obesidade. Uma e outra prejudicam a gestante e o nascituro. Há outro fator lamentável a ser evitado a todo custo: a droga que chegou às gestantes. Não são poucos os casos de bebês que sofrem convulsões devido à síndrome da abstinência, nascidos de mães adictas. A droga causa até essa desgraça!
Outra esfera a ser combatida pelos poderes públicos é a disseminação proposital da pedofilia. O abuso sexual de crianças tornou-se expediente cotidiano. Dados recentes revelam que a cada oito minutos uma criança é abusada sexualmente no Brasil! Pior, a cada dez horas uma criança é assassinada! Em seis anos foram 5.049 homicídios de brasileiros com idade até 14 anos. São crimes que não raro ficam impunes. Isso indica a ausência de valores éticos e princípios morais na sociedade de consumo. A notícia tornou-se corriqueira: pais, padrastos e companheiros que abusam de filhas e enteadas. É um desvio ou tara doentia que separa a sexualidade da afetividade. Ora, pedofilia é tendência doentia. Não pode ficar impune. A impunidade é estratégia de pusilânimes e coniventes com o crime. Quem não toma posição por medo ou esperteza ajuda a desconstruir os valores éticos e morais. Cristãos não se omitam. Devem se comprometer com a defesa da dignidade da vida humana. Isso deve estar clarificado na mente do eleitor temente a Deus, pois as lições do Evangelho de Jesus nos ensinam a prática do amor a Deus e o serviço aos semelhantes, vivenciado no seio familiar e na sociedade que construímos como missão permanentemente voltada para o bem de todos.



Dom Aldo Di Cillo Pagotto é Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.


POR: ZÉ CATEQUISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário