domingo, 23 de setembro de 2012



Sex, 21 de Setembro de 2012 13:39 por: cnbb

 


No próximo dia 11 de outubro estarão transcorrendo 50 anos da solene abertura do Concílio Vaticano II pelo papa João XXIII. Celebrações de variada natureza vão assinalar em todo o mundo este significativo jubileu. No Rio de Janeiro, a Faculdade de São Bento irá promover um Simpósio Teológico, aberto para sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos interessados, em que serão estudados alguns dos documentos conciliares. O Simpósio será realizado nas tardes dos dias 9, 10 e 11 de outubro, das 13h30 às 17h, no auditório do 3º andar do Colégio de São Bento (rua Dom Gerardo, 68 Centro Rio de Janeiro).
Será o seguinte o programa do Simpósio:
9 de outubro, terça-feira
13h30 – Abertura
14h (1ª conferência): “Para uma compreensão histórica complexa do Concílio Vaticano II”,  Prof.  Rodrigo Coppe Caldeira, historiador, doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professor adjunto da PUC-Minas.
15h – coffee break
15h30 (2ª conferência): “A eclesiologia na Constituição Lumen Gentium”,  D. Nelson Francelino Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, doutor em Teologia.
16h30 – Diálogo dos conferencistas com o auditório e conclusão.
10 de outubro, quarta-feira
13h30 (1ª conferência): “A Presbyterorum Ordinis e a distribuição do clero: A recepção canônica da Prebyterorum Ordinis n. 10”,  Pe. Ariel David Busso, Coordenador do Centro de Ciências Jurídicas da Pontifícia Universidade Católica Argentina – Buenos Aires.
15h – coffee break
15h30 (2ª Conferência): “O presbítero entre presbíteros: Reflexões sobre a Presbyterorun Ordinis n. 7 e 8”, Pe. Ariel David Busso, coordenador do Centro de Ciências Jurídicas da Pontifícia Universidade Católica Argentina – Buenos Aires.
16h30 – Diálogo dos conferencistas com o auditório e conclusão
11 de outubro, quinta-feira
13h30 (1ª conferência): “Pastoralidade: uma chave hermenêutica do Concílio Vaticano II”, Mons. Antônio Luiz Catelan, Doutor em Teologia Dogmática e membro da Comissão de Doutrina da CNBB.
15h – coffee break
15h30 (2ª conferência):  “Dei Verbum: sua relevância a 50 anos da abertura do Vaticano II”, Profª Maria de Lourdes Corrêa Lima, Doutora em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), professora de Sagrada Escritura na PUC-Rio e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
16h30 – Diálogo dos conferencistas com o auditório
17h – Encerramento do Simpósio
As vagas para este evento são limitadas. As inscrições já estão abertas, sendo cobrada uma taxa de R$ 90,00, dando direito a coffee break e uma pasta com variado material. No último dia do simpósio, será conferido um certificado aos participantes. A presença deve ser registrada mediante assinatura em listagens disponíveis no hall do auditório. As listagens devem ser assinadas diariamente, no momento da chegada.
Informações e inscrições no site www.faculdadesaobento.org.br ou na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (rua D. Gerardo, 42 / 6º andar – Centro) Telefones  (21) 2206-8310 e (21) 2206-8281.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário