sábado, 29 de setembro de 2012

Balanço do CONSEP - CNBB


Coletiva de imprensa apresenta balanço da reunião do Consep


coletivaconsepsetembro2012O balanço das atividades da reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) foi apresentado durante entrevista coletiva na sede da CNBB, em Brasília (DF), na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro. Na mesma ocasião, a Conferência divulgou a sua mensagem para as eleições municipais, e também fez o lançamento da Campanha Missionária 2012. Participaram da coletiva o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno; o secretário-geral, dom Leonardo Steiner; o presidente da Comissão Episcopal para a Animação Missionária, dom Sergio Braschi; e o presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti.

Dom Damasceno destacou que durante o Consep
foram apresentadas bonitas experiências da Igreja no Brasil. Recordou a participação do Cardeal Cláudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, apresentando os desafios da Igreja naquela região, bem como as viagens realizadas ao Haiti e ao Timor Leste por representantes do episcopado brasileiro. “Nestes dois países, a Igreja do Brasil tem colaborado de forma importante, tanto no envio de missionários, como na reconstrução de igrejas, manutenção de escolas e formação de novos presbíteros”, lembra o cardeal.

O Consep também prosseguiu com a análise dos dados do Mapa das Religiões no Brasil, que a partir dos dados do Censo 2010 aponta a queda do número de católicos no país. “Desta vez focamos as iniciativas pastorais para que possamos responder a esta realidade”, relatou dom Damasceno. Os bispos também aprovaram na reunião a proposta de alteração da data de realização da 5ª Semana Social Brasileira para outubro de 2013, bem como o novo cronograma de elaboração das Campanhas da Fraternidade.

Na coletiva, dom Leonardo fez a leitura da mensagem da CNBB para as eleições municipais. “É fruto de uma reflexão, pois as eleições municipais são sempre mais tensas. Enviamos agora o texto aos bispos e pedimos que ele seja conhecido por todas as nossas comunidades”, recordou o secretário-geral. “O voto é livre e responsável. A Igreja deve ajudar nisso, mas jamais coagindo o cidadão”, reforçou dom Damasceno.

A mensagem dos bispos chama a atenção para lei que combate a compra de votos (9840/1999) e a lei da Ficha Limpa (135/2010). “São instrumentos que têm mostrado sua eficácia na tarefa de impedir os corruptos de ocuparem cargos públicos”, diz a mensagem.

Foram apresentados também os subsídios da Campanha Missionária 2012, que tem como lema Brasil missionário, partilha a sua fé. “Há desafios internos em nosso país, mas também fora daqui. É preciso ir além fronteiras”, destacou padre Camilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário