Sex, 21 de Setembro de 2012 11:51 por: cnbb
Dom Walmor
Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Os processos educativos são decisivos
nos rumos e conquistas de uma sociedade. Esta é uma convicção incontestável que
deve incentivar o compromisso de todos com o ensino. Cuidar da educação é
tarefa da família, particularmente das instituições educacionais, mas também
dos clubes recreativos, empresas, institutos, prefeituras, igrejas, meios de
comunicação e até dos organizadores de uma simples festa popular, realizada na
rua de um bairro.
A condição determinante dos processos
educativos é uma compreensão que deve ser assumida em sentido de
alerta, permanentemente, motivando avaliações constantes, em todas as instâncias. Assim, são desenvolvidas dinâmicas que qualificam pessoas e os diferentes segmentos da sociedade. Uma preparação necessária para exercícios profissionais e cidadãos com resultados mais efetivos, que são sustentáculos da justiça e da paz.
alerta, permanentemente, motivando avaliações constantes, em todas as instâncias. Assim, são desenvolvidas dinâmicas que qualificam pessoas e os diferentes segmentos da sociedade. Uma preparação necessária para exercícios profissionais e cidadãos com resultados mais efetivos, que são sustentáculos da justiça e da paz.
É verdade que os processos educativos
em curso na sociedade, nas instituições e instâncias todas, estão atendendo
necessidades e criando novas condições. Em se considerando a conjuntura
econômica atual na sociedade brasileira, as oportunidades de avanços e
desenvolvimentos, não se pode deixar escapar esse horizonte promissor. Em
qualquer tempo, para cada um e para o conjunto da sociedade também, valha como
advertência aquele velho e sábio ditado: “cavalo arreado só passa uma vez”.
Oportunidades perdidas trazem atrasos e
prejuízos. Muitos são até irreparáveis. É necessário ouvir sempre os analistas
e críticos quanto às consequências de descompassos nos processos educacionais,
como retrocessos culturais e o alto preço pago por defasagens na
infraestrutura. Devemos ouvi-los, também, para saber o que se pode ganhar a
partir do desenvolvimento da educação, seja no campo econômico, cultural e
social. O exercício de escuta é indispensável para que a crítica e o debate de
ideias impulsionem posturas e comprometimentos mais adequados.
É exatamente devido à falta desse
necessário embate de ideias, do melhor conhecimento e tratamento da realidade
que a sociedade brasileira sofre com as carências no conjunto dos seus
processos educativos. No Brasil, onde esses processos são qualificados -
graças a Deus, neste cenário de déficit temos exemplos exitosos - o rendimento
é notável, metas são alcançadas e passos largos são dados no desenvolvimento e
nas conquistas. É preciso avolumar o coro das vozes que estão repetindo a
antífona de que é preciso investimento e maior qualificação nos processos
educativos. Caso contrário, nossa sociedade não vai acompanhar, nos diferentes
âmbitos, a rapidez, a multiplicidade e as exigências próprias deste terceiro
milênio.
Não se pode continuar a perder por
falhas na educação. Nas dinâmicas do cotidiano, são imensuráveis os prejuízos
de cidadãos que mantêm uma visão acanhada, pouco proativa, gerando uma espécie
de malemolência e a falta de ousadias. O resultado é a incompetência para fazer
frutificar o que se tem como oportunidade, o que a natureza dá e o que a
inteligência pode fazer.
Indispensável caminho para alavancar os
processos educacionais na sociedade é o investimento na formação moral de todo
cidadão. Neste sentido, o contexto atual presenteia a sociedade brasileira com
uma oportunidade ímpar para dar saltos qualitativos quanto à moralidade. O que
está acontecendo na Corte Suprema deve ser acompanhado e percebido como
esperança para superar dinâmicas de impunidade, aperfeiçoar funcionamentos que
extirpem a corrupção, nas suas mais intoleráveis situações.
É preciso estar atento para a relação
deste e de outros processos com a formação. Um autêntico desenvolvimento só
pode ser completo se incluir a educação moral. Por falta da moralidade,
multiplicam-se os cenários contrários ao bem e à verdade. A edificação da
sociedade justa depende da educação moral.
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