segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Parabéns: Comunicadores Radialistas e o Rádio!


SEX, 21 DE SETEMBRO DE 2012 13:32POR: CNBB/RÁDIO VATICANO

Comemoram-se em 21 de setembro e no próximo dia 25, o Dia do Rádio e o Dia da Radiodifusão, respectivamente.
Veículo de comunicação baseado nos contatos, ou seja, na difusão de informações sonoras, o rádio é o mais popular veículo de comunicação e o de maior acesso das pessoas. Segundo o fundador da Radiodifusão no Brasil, Edgard Roquette-Pinto, “O rádio é o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento gratuito do pobre”.
A história do Rádio começou com
Michael Faraday, cientista inglês, quando, em 1831, descobriu a indução magnética. Mais tarde, ainda na Inglaterra, James Maxwell, em 1863, deu o passo decisivo ao demonstrar a probabilidade da existência de ondas eletromagnéticas. Ele presumiu que um movimento ondulatório se propaga de um campo indutor ao induzido através do éter. Anos mais tarde teorizou que a velocidade de propagação do campo magnético é igual à da velocidade da luz e que esta, portanto, seria uma onda eletromagnética.
Thomas Edison, estadunidense, deu um passo de imensa colaboração ao descobrir, em 1883, que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo e uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca o sentido contrário. Era a descoberta da válvula de Edison, precursora da válvula de rádio ou válvula termiônica. Mais tarde, o também estadunidense Lee De Forest criou a válvula termoiônica.
Vinte e quatro anos depois, o alemão Henrich Hertz fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Esses quilociclos (unidade de frequência de ondas eletromagnéticas, us. esp. em radiodifusão, igual a 1.000 ciclos por segundo [símb.: kc] passaram a ser chamados “quilo-hertz”.
Outros cientistas foram dando suas contribuições até chegarmos ao Pe. Landell de Moura, no Brasil, e a Guglielmo Marconi, na Itália. Aquele construiu aparelhos que possibilitavam a telefonia, com fio ou sem, a telegrafia fonética sem fio, apresentados em 1896. Um desses aparelhos efetuou, em 1893, a primeira transmissão radiofônica do mundo, a emissão e recepção de sinais a uma distância de kms, do Bairro de Santana – Colégio São José - para o ponto mais alto a Av. Paulista, onde hoje se encontra o Colégio São Luís. Foi a cobertura de 8 kms.
Portanto, Pe. Landell de Moura foi o primeiro técnico de rádio, primeiro montador e reparador, primeiro locutor a falar em um microfone, primeiro produtor de programas e primeiro gestor de uma emissora de rádio.
Contudo, a demonstração pública dos estudos de Pe. Landell só ocorreu em 1900, na Inglaterra, depois da demonstração também pública de Marconi, no mesmo país. Por incrível que pareça, o brasileiro foi prejudicado pelos próprios compatriotas que viam em seu invento a obra do demônio, quando destruíram toda a aparelhagem. Também as autoridades eclesiásticas o prejudicaram enquanto viam no criativo sacerdote um risco e, por isso, o transferiam de uma cidade a outra. Isso atrapalhou não apenas seu trabalho científico, como prejudicou a glória de um brasileiro em ser aceito, sem contestações, como o criador do rádio.
Marconi realizou, em 1895, testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de dois kilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena.
Em 1896 Marconi obtinha a patente de seu invento. Contudo, no final do século XIX, a Suprema Corte dos EUA atribuiu a Nikola Tesla a invenção do Rádio, tendo como objeção ao italiano ter usado 19 patentes de Tesla em seu projeto.
O Rádio no Brasil
Para comemorar os Cem anos da Independência do Brasil uma estação de rádio foi instalada, pela Westinghouse, no morro do Corcovado. Foram ao ar o discurso do Presidente da República, Epitácio Pessoa, proferido na Praia Vermelha, e músicas.
A primeira emissora foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo médico, professor, antropólogo e escritor Edgard Roquette-Pinto.
Em 1936 ela foi entregue ao Ministério da Educação e Cultura – MEC e hoje é denominada Rádio MEC. Apesar de estar ligada ao Governo, a Rádio MEC jamais perdeu sua autonomia e até hoje mantem o objetivo de ser essencialmente educativa.
Naquele ano lojas especializadas já vendiam aparelhos de rádio. Hoje podemos dizer que mais de 99% dos brasileiros possuem rádio.
Em 2005 foram iniciadas em terras brasileiras as primeiras transmissões de rádio no sistema digital.
Rádio Vaticano
Criada por Guglielmo Marconi, a pedido do Papa Pio XI, que a inaugurou solenemente no dia 12 de fevereiro de 1931, a Rádio Vaticano, também chamada de “A Rádio do Papa”, veio à luz para que o Sumo Pontífice pudesse se comunicar livremente, além das fronteiras do Vaticano, com os fiéis do mundo inteiro.
.Inicialmente apenas em latim e italiano, a Rádio Vaticano já em 1939 transmitiu em 9 idiomas os eventos: o conclave, a eleição e a cerimonia de coroação do Papa Pio XII.
Hoje, a RV, possui 40 redações linguísticas e entrou de cheio na era digital, dando um forte enfoque às suas páginas WEB e também às novas mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário