sábado, 29 de setembro de 2012

Salmo 36 (37)


O Salmo das Bem Aventuranças - Salmo 36 (37)


Dom José Maria Maimone
Bispo de Umuarama (GO)
Sabemos que as oito bem aventuranças são um programa perfeito de santidade. O capítulo 5 do evangelista Mateus apresenta o maravilhoso “Sermão da Montanha”, que inicia com as bem aventuranças (Mt. 5, 1-12). Por sua vez, o evangelista Lucas, apresenta as bem aventuranças; de maneira resumida (6, 20-23).
Considerando o modo de pensar e viver da grande maioria do povo, especialmente nos nossos dias, percebemos que as bem aventuranças são desconhecidas por uns e rejeitadas por outros. Chiara Lubich dizia que viver as bem aventuranças
“é andar contra a corrente”.
Pois bem, como tantas vezes podemos perceber, o Novo Testamento reapresenta inúmeras passagens do Antigo Testamento, comprovando assim que o mesmo Deus inspirou os dois testamentos.
Selecionamos alguns versículos do salmo 36, para justificar porque ele pode ser chamado o Salmo das Bem aventuranças:
“Não invejes, aqueles que se enriquecem enganando os outros (...). Procure
tua alegria no Senhor e ele atenderá os desejos do teu coração” (1.4). O que podemos expressar também assim: “Bem aventurados os que têm espírito de pobre” (Mt. 5,3), aqueles se sentem bem com poucos bens materiais.
“Não fiques indignado por causa dos opressores, que sobem à custa de intrigas e de exploração dos pobres e fracos. Saiba perder e não te deixes desanimar pela raiva. Não te aborreças nem te irrites, porque isso só trás prejuízo. Pois os mansos que esperam no Senhor, possuirão a terra” (7-9).
“Observe com atenção o homem bom e honesto e vê quanto bem ele faz. Para quem promove a paz está reservado um futuro promissor” (37).
Três virtudes expressas nas bem aventuranças – ter espírito de pobre, ser manso, e ser promotor da paz – são apresentadas com muita clareza neste salmo.
Meditá-lo com Santo Agostinho, o grande exegeta e comentarista dos salmos, é ver Jesus nos transmitindo o Sermão da Montanha. É ver Jesus como o Verbo de Deus. É recordar os ensinamentos de Jesus aos discípulos de Emaús: “Insensatos e lentos de coração para crer tudo o que lhes foi anunciado! Não era preciso que o Cristo sofresse tudo isso e entrasse em sua glória? E começando por Moisés e todos os Profetas, interpretou-lhes em todas as Escrituras que se referiam a ele”. (Lc 24, 23-24). É lembrar-se também as últimas instruções de Jesus ressuscitado aos seus Apóstolos: “São estas as palavras que vos disse quando ainda estava convosco: É necessário que se cumpra tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24, 44).
Vamos procurar ler com mais fé o Salmo das Bem Aventuranças que nos ajudará a aceitar e viver as oito bem aventuranças apontadas Poe Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário