sexta-feira, 19 de julho de 2013

Semana Missionária




Sex, 19 de Julho de 2013 15:39 / Atualizado - Sex, 19 de Julho de 2013 16:04 por: cnbb

Dom Fernando Arêas Rifan
Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney
Como preparação para a Jornada Mundial da Juventude na próxima semana no Rio de Janeiro, em todas as dioceses do Brasil se promove a Semana Missionária, quando os peregrinos de diversas partes do mundo são recebidos e se unem aos jovens locais para já entrarem no clima dessa grande romaria. “Rezemos então por esta grande peregrinação que começa, para que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, guie os passos dos participantes e abra os seus corações para acolher a missão que Cristo dará a eles” (Papa Francisco).

Aqui, em Campos, estamos recebendo para esta Semana Missionária 200 peregrinos de vários países: Costa Rica, Espanha, Alemanha, Venezuela, Índia, México e República do Congo, que aqui vieram, aproveitando sua ida para a JMJ, para conhecer a nossa terra, seus costumes, sua gente e sua catolicidade, e se preparar com os nossos jovens para o grande encontro com o Papa no Rio de Janeiro. É uma excelente oportunidade de nos irmanarmos no mesmo amor cristão sem fronteiras e no mesmo ideal de uma juventude cheia de esperança. Todos esses jovens são muito bem-vindos entre nós. Que eles se sintam em casa, sabendo que nos une o mesmo amor e o mesmo entusiasmo por uma juventude sadia e um mundo cristão.
“A dimensão da ‘peregrinação’ faz parte do espírito da JMJ. Eis que estamos às portas, e jovens do mundo inteiro estarão acorrendo ao “Santuário Mundial da Juventude” para o encontro com Cristo juntamente com o primeiro peregrino, o sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa Francisco, em sua primeira viagem apostólica. Os jovens não virão à nossa cidade como turistas, mas sim como peregrinos que buscam um encontro amoroso com Cristo Ressuscitado. Este é o espírito da Jornada. Todas as vezes que nós vamos peregrinar devemos nos preparar espiritualmente. Precisamos fazer um exame de consciência completo de nossa vida cristã, de nossa pertença às comunidades e de nossa adesão ao Evangelho. Somos chamados a nos arrepender de nossos pecados, procurando deixar de lado tudo aquilo que nos afasta de Deus e da Santa Igreja. Como eu sigo Jesus Cristo? Como eu vivo o Evangelho? Esta deve ser a nossa preocupação fundamental nesse itinerário espiritual tanto para os que chegam como para os que acolhem os jovens aqui no ‘Santuário Mundial da Juventude’.”
“Todo ser humano é por natureza um peregrino. Esta característica exprime-se, quer na viagem existencial de cada pessoa, quer nas múltiplas viagens que ela realiza pelas estradas da vida. Um dos motivos para a essa viagem é a fé. O homem põe-se a caminho, à procura de Deus ou atraído para o encontro com Ele. As peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu. São tradicionalmente tempos fortes para renovar nossa oração. Ao virem como peregrinos ao Rio de Janeiro, a caminhada é para que o encontro com o Senhor os faça viver como discípulos à ‘luz da fé’, que os leva a retornar para suas casas como animados missionários: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (cf. Mt 28, 19)”(Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário