quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Abrir o Livro


Qui, 24 de Janeiro de 2013 08:53 por: cnbb

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros

Depois da volta dos judeus exilados na Babilônia para sua terra, o sacerdote Esdras abriu o livro sagrado e o leu para o povo para a comunidade. O ânimo, a emoção e a alegria     tomaram conta do povo, que manifestou seu agrado e assentimento (Cf. Neemias 8,2-10). Foi como decretar a restauração de sua identidade de família e nação.
O batismo nos configura com uma espécie de DNA do amor de Deus e
nos faz irmãos e irmãs, com  características diferenciadas, mas todos unidos como as diversas partes do mesmo corpo.  Sobre isso  Paulo lembra:  “Vós, todos justos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (Cf. 1 Coríntios 12,27).  Basta abrirmos o livro das Escrituras Sagradas para vermos a identidade da Família de Cristo, com vontade de segui-la e a valorizarmos na prática. Então percebemos que não contamos só com nossas forças para enfrentarmos os desafios da vida. Quem se fecha em sua religiosidade isolada perde a propulsão advinda da fonte de energia deixada pelo Filho de Deus em sua Igreja. O isolamento de quem quer ser a própria regra da religião faz a pessoa ser como uma bateria fraca e até descarregada, não conseguindo sustentar sua energia da vida.
Na força da Palavra e de demais ensinamentos apostólicos temos a linha mestra segura que nos identifica com Cristo e nos coloca em seu caminho de vida. Deste modo,  atingimos melhor a razão de ser de nossa caminhada existencial. Lucas apresenta o itinerário de Jesus: “Após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti... poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste” (Lucas 1,3.4).  Este mesmo autor sagrado lembra que  Jesus abriu o livro de Isaías e leu o texto que o próprio Mestre aplicou a si: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” (Lucas 1,21). O profeta citado falava sobre o Cristo, ou o Ungido de Deus, que veio proclamar uma nova convivência na sociedade, em que os deixados de lado superariam suas exclusões e teriam vida mais saudável em todas as dimensões. Os pobres seriam mais atendidos e teriam supridas suas necessidades. Enfim, aconteceria a libertação das opressões.
Ler na cartilha de Jesus faz-nos fortes na fé e na união. Superamos os desânimos. Assumimos a missão de levar a todos o que Ele nos indica, sendo luz para tantos que não enxergam o sentido da vida e estão presos nas suas idolatrias do consumismo e materialismo. O Livro da Palavra Divina, lido, praticado e ensinado, forma o caráter da pessoa para a prática da justiça, do bem ao próximo e da luta para a convivência em que todos sejam contemplados pelo amor.  Desta forma, todos se sentem solidários e corresponsáveis pela superação de tudo o que diminui o valor da vida e da pessoa humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário