quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Temas do Dia Mundial das Comunicações



Qui, 24 de Janeiro de 2013 09:57 / Atualizado - Qui, 24 de Janeiro de 2013 10:09 por: cnbb

O Dia Mundial das Comunicações (DMC) foi criado pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II. O Papa sempre dedica uma Mensagem especial para a data e a apresenta por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, 24 de janeiro. Bento XVI cumpriu a tradição e, neste 2013, tratou do desafio das redes sociais. Confira os temas aprofundados pelos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI desde 1967.
Lista fornecida pela Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB:

Todos os temas promulgados para o Dia Mundial das Comunicações



O Dia Mundial das Comunicações 

Instituído durante o Concilio Vaticano II e publicado no Decreto Conciliar “Inter Mirifica”.

1967- Os meios de comunicação social.              
1968 - A imprensa, o rádio, a televisão e o cinema para o progresso dos povos.
1969 - Comunicações sociais e a família
1970 - As comunicações sociais e a juventude.
1971 - Os meios de comunicação social a serviço da unidade dos homens.
1972 - As comunicações sociais a serviço da verdade
1973 - As comunicações sociais e a afirmação e promoção dos valores   espirituais
1974 - As comunicações sociais e a evangelização no mundo contemporâneo.
1975 -  Comunicação social e reconciliação.        
1976 - As comunicações sociais diante dos direitos e deveres fundamentais do homem.                                                              
1977 - A publicidade nas comunicações sociais: vantagens, perigos, responsabilidades.
1978 - O receptor da comunicação social: expectativas, direitos e deveres.
1979 - As comunicações sociais para a defesa e o desenvolvimento da Infância na família e na sociedade
1980 - Papel das comunicações sociais e deveres da família.
1981 - As comunicações sociais a serviço da liberdade responsável do homem
1982 - As comunicações sociais e os problemas dos idosos.
1983 - Comunicações sociais e promoção da paz.
1984 - As comunicações sociais, instrumento de encontro entre fé e cultura.
1985 - As comunicações sociais e a promoção cristã da juventude
1986 - Comunicações sociais e formação cristã da opinião pública.
1987 - Comunicações sociais e promoção da justiça e da paz.
1988 - Comunicações sociais e a promoção da solidariedade e fraternidade entre os homens e os povos.
1989 - A religião nos mass media.
1990 - A mensagem cristã na cultura informática atual.
1991- Os meios de comunicação para a unidade e o progresso da família humana.
1992 - A proclamação da mensagem de Cristo nos meios de comunicação.
1993 - Videocassete e audiocassete na formação da cultura e da consciência.
1994 - Televisão e família: critérios para saber ver.
1995 - Cinema, veículo de cultura e proposta de valores.
1996 - Os meios de comunicação: areópago moderno para a promoção da mulher na sociedade.
1997 - Comunicar o evangelho de Cristo: Caminho, Verdade e Vida.
1998 - Sustentados pelo Espírito, comunicar a esperança.
1999 - Mass media: presença amiga ao lado de quem procura o Pai.
2000 - Proclamar Cristo nos meios de comunicação social no alvorecer do novo milênio.
2001- Proclamai sobre os telhados: o evangelho na era da comunicação global
2002- Internet: um novo foro para a proclamação do evangelho.
2003 - Os meios de comunicação social a serviço da paz autêntica, à luz da pacem in terris.
2004 - Os mass media na família: um risco e uma riqueza.
2005 - Os meios de comunicação: ao serviço da compreensão entre os povos.
2006 - As mídias: rede de comunicação, comunhão e participação.
2007 - As crianças e os meios de comunicação social: um desafio para a educação.
2008 - Os Meios: na encruzilhada entre protagonismo e serviço. Procurar a verdade para partilhá-la.
2009 - Novas tecnologias, novas relações.
2010 - O padre e a pastoral no mundo digital. Novos meios de comunicação a
serviço da Palavra.
2011 - Verdade, anúncio e autenticidade  na era digital.
2012 - Silêncio e Palavra: caminho de evangelização
2013 - Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços para a evangelização.


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