domingo, 20 de dezembro de 2015

PSP: Catequese Familiar de Iniciação Cristã - Jovens recebem o Sacramento da Crisma





 (Imagens: PSP/WIL2015)

No Ano Santo da Misericórdia, na Paróquia São Paulo Apóstolo/Areia Branca, Diocese de Petrolina, nessa manhã do IV Domingo do Advento, após a devida preparação (02 anos de formação), sete jovens paroquianos, dentre eles, dois Seminaristas/SSJ, receberam o Sacramento da Confirmação. O nosso bispo Diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias, tendo outras obrigações pastorais, não podendo presidir a celebração e conferir o Sacramento que é atribuição própria do bispo, delegou a missão ao Pe. Antônio Malan de Carvalho, Administrador Paroquial, que presidiu a Santa Missa, concelebrada com o Pe. Rogério Alencar, Reitor do Seminário Diocesano São José.


Os jovens adolescentes participaram da celebração acompanhados com seus padrinhos e madrinhas, ambos integrantes das pastorais, grupos e movimentos de nossa Paróquia São Paulo Apóstolo, Santa Rita de Cássia e Sagrada Família, os quais testemunharam a grata alegria e importância de cada um confirmar a graça do primeiro Sacramento da Iniciação Cristã, o Batismo.

Durante o momento de reflexão, o Pe. Malan destacou a simbologia do número 7 na Bíblia, em virtude de serem 07 jovens cristão-católicos, os quais se prepararam através da Catequese Familiar de Iniciação Cristã, e, estando em condições de renovarem o Batismo, com disposição assumirão a partir de agora, a responsabilidade cristã de serem continuadores e anunciadores do Reino de Deus aos irmãos e irmãs, nesse Ano Santo da Misericórdia, professando com fé o testemunho e discipulado no ambiente familiar e na comunidade eclesial.

Pe. Malan destacou também os passos necessários para que o Sacramento da Confirmação seja administrado ao fiel batizado que deseja assumir a Missão de Jesus: a imposição das mãos sobre a cabeça do crismando, a unção com o óleo do Crisma na fronte e as palavras: “Recebe por este sinal o Espirito Santo, Dom de Deus”, e o crismando deverá responder: “Amém”.



Após, foi ministrado o Sacramento da Crisma com a seguinte oração de súplica ao Espirito Santo: “Deus Todo-Poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo destes uma vida nova a estes vossos servos, libertando-os do pecado, enviai sobre eles o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de ciência e de piedade, e enchei-os do Espírito do vosso temor.”


Para se preparar ainda mais em sua missão e apostolado cristão, se fortaleça com os Sete Dons do Espírito Santo:

Sabedoria - Não sabedoria do mundo, mas aquela que nos faz reconhecer e buscar a Verdade, que é Deus, Fonte da Sabedoria. Verdade que encontramos na Bíblia e na orientação da Igreja.

Entendimento - Dom que nos faz aceitar as verdades reveladas por Deus.

Conselho - É a luz para distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acertadamente a nossa vida, e as vidas daqueles que precisam de um conselho nosso.

Ciência - Não as ciências do mundo, mas a ciência do Sagrado, das coisas de Deus. Ciência da Verdade e da Vida. Por esse Dom, o Espírito Santo nos indi-ca o caminho a seguir na realização da nossa verdadeira vocação.

Fortaleza - É o Dom da coragem para viver fielmente a fé no dia-a-dia, até mesmo no martírio, se for preciso.

Piedade - É o Dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nesse Dom nos é dado o "sabor" inigualável das coisas de Deus.

Temor de Deus - Não é "medo de Deus", já que “o Perfeito Amor lança fora o medo; quem tem medo não é perfeito no Amor” (Jo 4, 18). Temor de Deus significa viver o Amor sincero por Deus, tão grande que queima o coração de respeito e sincera devoção pelo Criador. Não é pavor da Justiça Divina, é zelo em agradar a Deus.

Wilson Alencar – Ministro Catequista/PASCOM/PSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário