O Advento e seu significado
Fonte: http://www.catequisar.com.br
O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e
pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período
de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se
do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo
de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o
Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas
vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de
Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na
segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em
sua glória.
O tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.
Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade.
Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.
Pe. Agnaldo Rogério dos Santos
Reitor dos Seminários Filosófico e Teológico
da Diocese de Piracicaba
“Tempo do
Advento”
Fonte: http://arqrio.org
A palavra “advento” tem origem latina e significa
“chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de
preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste tempo,
celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus
em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). Assim, a Igreja comemora a
vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive aalegre
expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora
desconhecidos (aspecto escatológico).
Como se
estrutura o Tempo do Advento
O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e
depende sempre da solenidade do Natal. Ele começa na tarde (1ª Vésperas) do
primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento
anterior à tarde (1ª Vésperas) do Natal. Ele possui quatro semanas e, por isso,
quatro domingos celebrativos. O terceiro domingo do Advento é chamado de
domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona de entrada da
missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria da proximidade da
celebração do Natal. O tempo do Advento se divide em duas partes. A primeira,
que vai até o dia 16 de dezembro, é marcada pela espera alegre da segunda vinda
de Jesus. A segunda, os dias que antecedem o Natal, se destaca pela recordação
sobre o nascimento de Jesus em Belém.
As
figuras Bíblicas principais do Advento
Dois personagens bíblicos ganham destaque na
celebração do Advento: Maria e João Batista. Ela porque foi escolhida por Deus
para ser a mãe do Salvador, e ele porque foi vocacionado a ser o precursor do
Messias. Ela se torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar
Jesus. Ele se torna modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e
agir anunciando e preparando a chegada da salvação. Em ambos se manifesta a
realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.
“Atentos
e vigilantes”
A espiritualidade do Advento é marcada por algumas
atitudes básicas: a preparação para receber o Cristo; a oração e a vivência da
esperança cristã. A preparação para receber o Senhor se dá na vivência da
conversão e da ascese. Precisamos ter um olhar atento sobre nós e a realidade
que nos cerca e nos empenharmos para correspondermos com a ação do Espírito de
Deus que quer restaurar todas as coisas. O nosso relacionamento com o nosso
corpo e os nossos afetos, com nossos familiares e pessoas íntimas, nossa
participação na vida eclesial e social devem estar no foco de nossa atenção. A
preparação para celebrar o Natal demanda uma confissão sacramental bem feita e
um propósito firme de renovação interior.
“Orai a
todo momento”
Este tempo é marcado por uma vivência mais profunda
da vida de oração. A leitura orante deste período nos coloca em contato com as
profecias de salvação do Antigo Testamento, com a expectativa que os cristãos
da Igreja primitiva tinham da Parusia e com os eventos principais que
antecederam o nascimento de Jesus. A recordação dos eventos que antecederam a
primeira vinda de Cristo se torna a base da preparação da Igreja para o novo
Advento do Senhor. A Santa Missa e a Liturgia das Horas são os principais
momentos celebrativos. Os exercícios de piedade, como a oração e a meditação
dos mistérios gozosos do Rosário, a oração do Angelus Domini e a Novena de
Natal podem ser um caminho feliz para a vivência da oração comunitária neste
tempo.
“Para
ficardes em pé diante do Filho do Homem”
Cada um de nós, apesar do pecado e do mal que nos
cerca, deve desejar sempre mais a felicidade, aceitando que, em última análise,
ela é o Reino dos Céus, a vivência em comunhão plena e eterna com Deus. Para
isto é necessário vivermos dirigindo nossa vida para esta meta, colocando
nossas forças no socorro da graça do Espírito Santo. Deus já nos criou
desejando a felicidade. Contudo, por causa do pecado, vamos procurando nas
criaturas aquela completude que só pode ser vivida na comunhão com o Criador. O
Advento nos propõe entendermos todas as coisas na sua relação com Deus e
usarmos elas como meios de estarmos com Ele, colocando nossa esperança nas
realidades que não passam.
Para
aprofundar...
Para saber mais sobre o assunto, indicamos CIC, nos
1168 até 1171; no Compêndio do Catecismo, perguntas de 241 e 242; no Youcat,
perguntas de 184 até 186; e, Sacrosanctum Concilium, parágrafos 102 e 105.
Pe. Vitor Gino Finelon
Vice-Diretor das Escolas de Fé
e Catequese
Mater Ecclesiae e Luz e Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário