quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Dia 08 de dezembro, dia da família; o que é família?





Dia 08 de dezembro, dia da família; o que é família?

Fonte: www.cebi.org.br

Ontem foi comemorado o Dia da Família. Este ano várias propostas polêmicas surgiram no Congresso Nacional, dentre elas a redução da maioridade penal e o estatuto da família, que foram aprovadas mesmo com a manifestação contrária por parte da população. Além disso, frente o avanço conservador da bancada evangélica, até mesmo o conceito de família foi posto à prova.

O Estatuto da Família, como foi chamado o projeto, foi aprovado em 24 de setembro. Por meio do estatuto estaria definido o conceito de família aprovado pelo Senado: apenas a união entre homem e mulher, por meio de casamento ou união estável, ou a comunidade formada por qualquer um dos pais com os filhos. Tal regulação não
contempla a diversidade e a gama de sujeitos que surgem nas novas configurações das famílias. Ainda mais no Brasil, um país tão plural em diferentes cores, etnias, credos, bandeiras, classes.

Palavra de Deus, se corretamente entendida, nos convoca à aceitação dos povos e grupos em suas singularidades. Acompanhe um trecho do livro “As Sagradas Famílias – Círculos Bíblicos sobre as famílias do Gênesis ao Apocalipse”, escrito por Carlos Mesters e Francisco Orofino. Neste livro os autores percorrem o álbum de fotografias das famílias que aparecem na Bíblia e mostram o que de fato elas têm de Sagrado.
O sonho de Deus para as nossas famílias

Gênesis 1 a 3

No fim do sexto dia, Deus criou a família humana, dizendo:
Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra. E Deus criou o ser humano à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra” (Gn 1,26-28).
Nestas poucas palavras, a Bíblia descreve o sonho de Deus sobre a família. Projeta para o início da história humana o sonho que só vai ser realizado no fim da história. Nos capítulos 1 a 3 do livro de Gênesis, a Bíblia apresenta a maquete da família humana. É uma profecia muito bonita do futuro, projetada no passado. Suscita em nós saudade e alimenta nossa esperança.

Capítulo 1 de Gênesis

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, homem e mulher os criou. Os dois são iguais diante de Deus, cada um com sua identidade biológica: homem e mulher. E os dois recebem uma bênção para que possam continuar a ação criadora de Deus, realizando a dupla missão: multiplicar-se e dominar a terra (Gn 1, 26-28). Multiplicar-se: através da vida em família, devem perpetuar a vida. Dominar a terra: juntos, devem adaptar-se aos elementos da terra e buscar na natureza os recursos necessários, para que sirvam à vida e criem um ambiente harmonioso sem dominação, onde a vida possa florescer. Assim, eles revelam para fora a imagem e semelhança de Deus que está dentro deles, dentro de nós.

Capítulo 2 de Gênesis

Com as imagens e símbolos, a Bíblia descreve a missão humana. Adão e Eva vivem num jardim bonito (Gn, 2,8.15), em harmonia consigo mesmos, com os outros seres vivos, com a natureza e com Deus. Imagem desta harmonia é o texto que lembra como a brisa da tarde Deus descia para passear com eles no jardim (cf. Gn 3,8). Eles são felizes, livres, despreocupados e inocentes. Não existe a mentira, nem malícia nem maldade. Quase como as crianças que, quando pequenas, não se dão conta nem se envergonham quando andam nuas (cf. 2,25).

Capítulo 3 de Gênesis

Adão e Eva somos todos nós. Até hoje, temos dificuldades em observar a lei da harmonia que deus colocou no nosso coração. Entre a verdade que vem de Deus e a mentira que vem da serpente, optamos pela mentira e comemos do fruto proibido da árvore do bem e do mal (Gn 2,17), que nos é oferecido por uma serpente (Gn 3,6). Quebramos a harmonia que havia no Jardim de Deus e, por isso, somos obrigados a viver na situação em que hoje nos encontramos (cf. Gn 3,16-19).

Cada época tem a sua serpente oferecendo uma mentira atraente. Nos tempos dos primeiros cristãos, a serpente, a “antiga serpente”, era o império romano “que seduzia todos os habitantes da terra” (Ap 12,9) e perseguia “os que obedeciam aos mandamentos de Deus e mantinham o testemunho de Jesus” (cf. Ap 12,17). Hoje, a serpente divulga mentiras sobre a vida humana, é o sistema neoliberal que, com a mentira do individualismo e do consumismo, recheados com muita técnica e propaganda, desintegra a vida de muitas famílias.

Mas, apesar de tudo, permanece hoje a dupla missão da família, recebida de Deus: multiplicar-se e dominar a terra para preservar a VIDA na harmonia, e assim, fazer aparecer aos olhos de todos a igualdade entre homem e mulher e a imagem e semelhança de Deus que existe em todos nós, seres humanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário