segunda-feira, 20 de março de 2017

Pastoral da Saúde realiza curso "Teórico-Prático"


Formação trabalha três dimensões pastorais: Solidária, Comunitária e Político-Institucional
O primeiro módulo das Dimensões Comunitária e Político-Institucional do primeiro Curso Teórico-Prático em Pastoral da Saúde foram realizados no último sábado, 18 de março, em Recife (PE). O encontro contou com a presença de membros de pastorais, agentes de saúde e interessados pelo serviço da pastoral.

A programação iniciou com a capacitação da Dimensão Comunitária ministrada pelo coordenador da Pastoral da Saúde do regional Nordeste 2, Vandson Holanda. Ele trouxe definições e o histórico da saúde desde a antiguidade até os tempos atuais e pontuou as ações que podem ser realizadas nesta dimensão. “O curso foi uma motivação para que possamos sensibilizar os nossos agentes e futuros multiplicadores da dimensão a fazerem acontecer na sua comunidade”, destacou.
Segundo a agente comunitária Rita Santos, do bairro de Nova Descoberta, a formação trouxe mais conhecimentos. “Eu, enquanto agente de saúde, trabalho visitando casas, cuidando e educando pessoas, só que eu vi que há um diferencial no trabalho da Pastoral da Saúde porque além de cuidar e visitar a pessoa que está doente cuida-se também da espiritualidade desta pessoa e isso é algo muito importante”, enalteceu.
No segundo momento da formação foi abordado a Dimensão Político-Institucional, pela assessora técnica-científica da Pastoral da Saúde e pela mestre em Administração Pública, Ivanise Marinho. Entre os assuntos trabalhados esteve a participação da sociedade nos Conselhos de Direito. “O grande desafio é desmistificar o que pensam porque as pessoas, às vezes, não têm conhecimento do que é participar do Conselho de Saúde, por exemplo. E os Conselhos são locais onde todos podem participar e nada acontece sem que estejamos lá para mudar a realidade”, frisou Ivanise.
Para o vendedor e agente da Pastoral da Saúde da Paróquia de Engenho do Meio, Carlos Henrique, a formação foi de amadurecimento. “Eu aprendi que há muitas coisas que podemos correr atrás porque eu sabia que existiam, mas não sabia onde buscar. E agora, abrirmos nossos olhos para junto à comunidade para estarmos acompanhando as reuniões do Conselho e correndo atrás dos interesses dos pobres e dos nossos como sociedade”, enfatizou.
O primeiro Curso-Teórico Prático, realizado pela Pastoral da Saúde, trabalha às três dimensões pastorais: Solidária, Comunitária e Político-Institucional. A formação é dividida em momentos distintos de aulas teóricas e práticas e têm previsão de encerrar ainda neste primeiro semestre de 2017.

Com informações da Pastoral da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário