quarta-feira, 1 de março de 2017

Abertura da Catequese Familiar/2017




A “Poção do Povo de Deus” que está em Petrolina/PE, pastoreada por Dom Manoel dos Reis de Farias, Primeiro Catequista na Diocese, dando continuidade ao itinerário catequético e caminhando ao Encontro do Senhor, declara nesta Quarta-feira de Cinzas (01/03), ABERTA A CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ, cujas atividades já estão programadas em todo o território diocesano.

Tendo aprovado a Catequese Familiar como “Modelo e prioridade Nº 1” (ADP – 18 e 19/11/2011) há 06 anos, as paróquias estarão no próximo final de semana (04 e 05/03), iniciando as Atividades Catequéticas motivadas pela Campanha da Fraternidade/2017 neste tempo forte da Quaresma, lendo, rezando e refletindo sobre a realidade dos biomas brasileiros – FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA, “Cultivar e guardar e guardar a criação” (Gn 2,15).


Em sintonia com os Documentos da Igreja (Laudato Si) e material orientador produzido pelo Regional Nordeste 2 – CNBB NE2, sob o cuidado materno da Mãe Aparecida, Rainha dos Anjos, primeira Catequista, a que melhor acolheu, assimilou e viveu o Evangelho, sendo para nós Modelo de Ação Evangelizadora, vivenciando a Quaresma, tempo de conversão que nos conduz à graça de Jesus Cristo – Caminho, Verdade e Vida.

A Coordenação Diocesana da Catequese Familiar que está sob os cuidados de Wilson Alencar e Altamirando Bonfim, e sob a orientação dos Assessores Diocesanos: Pe. Pedro Jordão de Amorim e Pe. Antônio Malan de Carvalho, de acordo com a realidade paroquial, caminharão em atenção à Palavra do Senhor: “Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que eles estejam em nós, a fim de para que o mundo acredite que tu me enviaste” (Jo 17,20-21).

E assim, fortalecidos para “SERVIR NA UNIDADE”, daremos continuidade ao processo permanente de Educação de Fé das Crianças, Jovens e Adultos, caminhando na esperança de que todos os Administradores Paroquiais abracem com seus Catequistas e as Famílias, a Catequese Familiar de Iniciação Cristã, já funcionando em várias paróquias, à exemplo da Paróquia de São Paulo Apóstolo, pioneira há 14 anos no modelo familiar.

“A Família é a célula vital da sociedade e da Igreja e a futura evangelização depende, em grande parte, da Igreja doméstica... Na sociedade em que vivemos, a Família fica como ÚNICO ambiente para uma autêntica Catequese”.  (FC 42,52)

Esse novo jeito de formar e crescer na fé, tornando Jesus Cristo conhecido, amado e seguido no ambiente familiar, lugar para uma autêntica Catequese, somos fortalecidos também pelo nosso querido São João Paulo II, que viveu e conviveu conosco fazendo um apelo veemente: “Igreja Santa de Deus, tu não podes cumprir a tua missão, não podes realizar a tua missão no mundo, senão por meio da FAMÍLIA e sua missão!” (S.S.João Paulo II).
Coordenação Diocesana da Catequese Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário