segunda-feira, 13 de março de 2017

Curso de Formação Litúrgica reúne agentes de pastoral





Até o final do ano, capacitação ocorrerá ainda nas dioceses e prelazias do regional Norte 1
A terceira etapa do Curso de Formação Litúrgica para Agentes da Pastoral Litúrgica das dioceses e prelazias do regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi realizada nos dias 25 de fevereiro a 05 de março, no Instituto de Filosofia e Teologia, em Manaus (AM). Cerca de 65 pessoas participaram da iniciativa.

Na ocasião, foram desenvolvidas as matérias da música e do canto pastoral, dos Sacramentos da Penitência e Reconciliação, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio, Espiritualidade Litúrgica, Piedade Popular e Inculturação e Espaço Litúrgico. 
De acordo com o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, frei Faustino Paludo, significativos foram os momentos celebrativos e a prática das vivências: “A imensa e pluricultural Amazônia, com sua rica biodiversidade, se apresenta como um desafio à organização da pastoral litúrgica da Igreja”, afirmou. 
Ainda de acordo com ele, o êxito do projeto deve-se, sobretudo, à ação conjunta do regional Norte 1 com o Instituto de Teologia e Filosofia, assim como pelas parcerias do regional com a Comissão da Amazônia, com a Pastoral Litúrgica e com a Congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre. 

O Curso de Formação contou com o acompanhamento do bispo de Roraima e presidente do regional Norte 1, dom Mario Antônio da Silva; do bispo auxiliar emérito de Manaus, dom Mário Pasqualotto e do bispo auxiliar de Manaus, dom José Albuquerque de Araújo. As três etapas foram coordenadas pelo padre Vanthuy, padre Valdivino, Kleithon, irmã Graça, irmã Célia e Ana. 

Próximas passos

Concluída a terceira etapa do Projeto Formação Litúrgica da Amazônia, em que os representantes se deslocaram até Manaus (AM), agora, a capacitação litúrgica acontecerá nas dioceses e prelazias do regional. Ainda até o final do ano estão previstas formações em cinco sedes diocesanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário