terça-feira, 28 de março de 2017

Educação Política para Democracia é tema de Seminário Nacional do Cefep


     

O encontro ocorreu em Brasília e reuniu assessores do Centro Nacional e membros das Escolas de Fé e Política
Representantes das Escolas Locais de Fé e Política de 16 estados brasileiros, além de assessores da Escola Nacional participaram, em Brasília (DF), de um Seminário Nacional que teve como tema "Educação Política para Democracia".
No encontro, realizado entre os dias 17 e 19 de março pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), o grupo refletiu sobre o atual momento político, social, econômico e cultural que vive o Brasil e o mundo. Além disso, também foi debatida a posição da educação política como vetor fundamental da formação, organização e mobilização das escolas em todo o Brasil, objetivando não apenas refletir sobre a conjuntura atual, mas, sobretudo, traçar indicativos de ação tanto para o Cefep, quanto para as escolas locais.
A programação contou com uma análise de conjuntura política, econômica e social por parte dos participantes, orientada pelo economista Gerson Gomes, que é membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP). A discussão do tema "Dimensão Social do Evangelho" foi animada pela exposição do padre Francisco de Aquino Júnior, doutor em Teologia e Professor da Faculdade Católica de Fortaleza e Recife.

A partir dessas duas reflexões, foram realizados trabalhos em grupo, objetivando indicar pistas para uma educação política para a democracia por parte do Cefep e das Escolas Locais, buscando um enfrentamento à realidade vivenciada na atualidade. Nas discussões em grupo, as deliberações oriundas do Seminário dos 10 anos do Cefep, realizado em 2016, também foram retomadas, de forma a elencar linhas de ação que nortearão as atividades do Centro Nacional e das escolas locais.
O encontro foi finalizado com uma celebração eucarística em agradecimento a Deus os trabalhos realizados.
Com informações e fotos do Cefep

Nenhum comentário:

Postar um comentário