quarta-feira, 10 de abril de 2013

Como vai as coisas na Igreja Católica?

logo CNBB

COLETIVA DE IMPRENSA

Hoje, às 15h, será realizada a Coletiva de Imprensa do primeiro dia da 51ª AG com o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC). O porta-voz será dom Dimas Lara Barbosa. Coletiva será transmitida ao vivo pelo Portal A12.com.
COLETIVA DE IMPRENSA

Como vão as coisas na Igreja
Início da 51a assembleia geral da CNBB em Aparecida (SP)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a partir desta quarta-feira, 10 de abril, mais um encontro anual para uma atualização geral da situação que vive a Igreja e o aprofundamento de temas relevantes da realidade brasileira. Confirmaram presença 361 bispos, entre eles, 43 são chamados de eméritos porque não são mais titulares de uma Igreja Particular. Já o número total de participantes do evento chega a 451 considerando a presença de assessores, secretários de regionais e de organismos vinculados à entidade, além de colaboradores e convidados.

A reunião termina no dia 19 e em todos esses dias, os bispos trabalharão em dois turnos no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, celebrarão missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e vão atender a imprensa, as 15 horas. Somente no sábado e no domingo, eles não vão seguir esse ritmo porque estarão participando de um retiro espiritual.

A CNBB representa o conjunto dos bispos católicos que atuam no Brasil e tem por missão estatutária aprofundar a colegialidade entre os sucessores dos apóstolos e animar a ação evangelizadora da Igreja oferecendo aos pastores e as comunidades orientações práticas. A assembleia é seu órgão supremo e seus participantes têm autoridade e competência para aprovação de documentos, instruções pastorais e diretrizes, inclusive as declarações doutrinais de magistério. Este ano de 2013, o maior parte do tempo da assembleia será dedicado ao debate e aprofundamento de uma das urgências apresentadas em 2011 nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e aprovadas pelos bispos: “comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Outros dois temas terão espaço de maior expressão durante o encontro:Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil e os últimos ajustes de um estudo já aprofundado para a aprovação sobre a Questão Agrária no país. Além disso, os bispos também vão conhecer as novidades dostrabalhos das comissões de pastoral da Conferência, compartilhar experiências de suas dioceses por meio da participação nos debates dos temas e conviver com o Núncio Apostólico no Brasil, representante diplomático do Papa Francisco, dom Giovanni D’Aniello. A reunião também será a última ocasião em que o episcopado brasileiro reunido vai tratar da Jornada Mundial da Juventude que contará com a participação do Santo Padre no mês de julho, no Rio de Janeiro.
Nesta quarta-feira, o cardeal Dom Raymundo Damasceno faz um relatório para os bispos a respeito dos principais acontecimentos na Igreja e no Brasil do último ano e os bispos também refletem a respeito da situação da Igreja e da sociedade por meio de um estudo de conjuntura eclesial e social no qual se voltará ao tema da diminuição do número dos brasileiros que se declaram católicos revelados no último Censo do IBGE.
Serviço

COLETIVA DE IMPRENSA

Hora: 15 hs  Local: Sala de Coletiva / Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho – Aparecida (SP)
Entrevistados
Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC).
Assessoria de Imprensa da CNBB
(12) 3104-3427 // (61) 8119 3762 (Pe. Rafael Vieira) (61) 8119 3762 (Ir. Diego Joaquim) // (12) 8269-4168 (Cláudia Belo) / (12) 8269-4169 (Paulo Giraldi).
Email: cnbb.imprensa@gmail.com   Facebook/ fanpage: assembleia geral da CNBB

BREVE PERFIL DOS ENTREVISTADOS

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Nascimento: 21/09/1949, Local: Cerro Largo (RS); Ordenação Presbiteral: 07/12/1976; Nomeação Episcopal como bispo auxiliar de São Paulo: 28/11/2001; Arcebispo de São Paulo: 29/04/2007; Cardeal da Igreja: desde 24/11/2007.

Atividades do Cardeal: Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (desde abril de 2007); Enviado especial do Papa Bento XVI para as comemorações do 30º aniversário da mediação da Santa Sé entre a Argentina e o Chile para a solução do conflito do Canal de Beagle (dezembro de 2008). Membro da Congregação para o Clero (desde 2008); Membro da Comissão de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé (desde 2009); Membro da Pontifícia Comissão Cardinalícia para a supervisão  do Instituto para as Obras de Religião (desde 2009); Membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2010). Presidente do Regional Sul 1 da CNBB – Estado de São Paulo (desde junho de 2011); Presidente da Comissão da CNBB para a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II (desde 2011). Fonte: site oficial da Arquidiocese de São Paulo - www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Dom Joaquim Mol
Nascimento: 06/01/1960; Local: Ponte Nova (MG) / Brasil; Ordenação Presbiteral: 16/07/1988; Nomeação Episcopal: 11/02/2006.

Atividades de dom Mol: Mineiro de Ponte Nova, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, auxiliando Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, onde exerce funções pastorais há muitos anos, em diversos setores. Possui longa prática de magistério no Ensino Superior, graduação e pós-graduação do Instituto Santo Tomás de Aquino e da PUC Minas, em seu Instituto de Filosofia e Teologia. É membro da Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião do Brasil. Exerceu funções de coordenação e direção do curso de Teologia, do Instituto Superior de Pastoral da Universidade e do Núcleo de Estudos avançados em Teologia. É membro fundador da revista Horizonte de Ciências da Religião. É também membro dos Conselhos Curadores da Fundação Mariana Resende Costa e da Fundação João Paulo II. Foi Assessor da CNBB no Regional Leste II na dimensão Bíblico-Catequética. Acompanha, pela CNBB, a Comissão de Reforma Política. Atualmente, é Reitor da PUC Minas. Fonte: site oficial da PUC MINAS –www.pucminas.br

Dom Severino Clasen

Nascimento: 10/06/1954; Local: Petrolândia (SC); Ordenação Presbiteral: 10/07/1982; Nomeação Episcopal como bispo de Araçuai (MG): 11/05/2005; Nomeação como bispo de Caçador (SC): 06/07/2011.

Atividades de dom Severino: Nos 12 anos em que coordenou o trabalho de animação vocacional na sua província franciscana, percorreu inúmeras vezes, todas as fraternidades, paróquias, colégios e comunidades além dos cinco estados da Província da Imaculada Conceição, promovendo encontros, reuniões, cursos e celebrações. Desenvolveu intensa atividade junto às congregações franciscanas, sobretudo femininas, também no campo da formação e da animação vocacional tanto em âmbito nacional (FFB) como em âmbito regional (FFB-SP).  Dedicou particular atenção e trabalho junto às fraternidades e formadoras da Ordem Franciscana Secular, sobretudo no Regional-SP. No âmbito da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB), que congrega 11 entidades da OFM, trabalhou com os demais formadores e animadores vocacionais franciscanos, sobretudo na produção de subsídios e vídeos vocacionais, também para a FFB. Na 49ª Assembleia Geral da CNBB,  dom Severino foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, com um mandato de quatro anos. Fonte: site da diocese de Caçador (SC) – www.diocesedecacador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário